A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) deu início na noite desta quinta-feira (22/10) à programação do Seminário “A Cidade que Queremos Ser”, promovido em comemoração aos 30 anos da Companhia.

Na abertura do evento, a Prefeita Micarla de Sousa parabenizou a Urbana e falou do desejo de transformar Natal em uma cidade agradável e sustentável. “A nossa disposição passa necessariamente pelo fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos. Parabenizo a todos que fazem a Urbana e trabalham para transformar Natal na Cidade que queremos ser”. Afirmou, Micarla de Sousa.

O Diretor Presidente da Urbana, Bosco Afonso, falou emocionado ao público presente sobre os desafios da Companhia e enfocou o desejo de fazer a empresa prosperar, através do eficiente trabalho de limpeza, investimentos na coleta seletiva e implantação de projetos como o Ponto Verde, o Jogo Limpo e os Moloks.

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem feita aos ex-presidentes da Urbana. O gari, Hélio Bezerra de Faria, funcionário 002, cuja carteira foi assinada em 1980, também foi homenageado. “Estou muito feliz e emocionado, nessa empresa construí a minha história”. Ressaltou, Hélio.

O Presidente da Fundação Verde Herbert Daniel (empresa criada pelo Partido Verde para formular políticas públicas voltadas para o meio ambiente), Marco Antônio Mroz, fez uma explanação sobre mudanças climáticas e a importância de uma gestão ligada ao futuro.

“Precisamos trabalhar para conscientizar as futuras gerações. A cada dia novos desafios surgem, um exemplo disso, é o destino do lixo tecnológico. As empresas responsáveis pelo lixo das cidades precisam estar orçamentária e tecnologicamente equipadas para apresentar soluções e garantir a sobrevivência do planeta. Concluiu, Marco Antônio.

O Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Ambiental segue durante toda sexta-feira (23/10), com discussões sobre a limpeza pública no Município do Natal, Saúde Ambiental e Responsabilidade na Gestão dos Resíduos Especiais.

Segue abaixo a Programação do Evento:

I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

DIA: 23/10 – MANHÃ

08:00 -  CREDENCIAMENTO

08:30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL

09:00 – PALESTRA – A GESTÃO DA LIMPEZA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NATAL

Palestrante: IVANILDE RAMOS – Bióloga; Mestre em engenharia sanitária; Gerente de Planejamento, Controle e Fiscalização da Urbana (RN)

09:40 – COFEE BREAK

10:00 – PALESTRA – HISTÓRICO DA LIMPEZA PÚBLICA NA CIDADE DO NATAL

Palestrante: SÉRGIO BEZERRA PINHEIRO - Engenheiro Civil Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (RN)

10:40 - DEBATE

DIA: 23/10 – TARDE