A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) segue com as ações de Educação Ambiental para a comunidade escolar no bairro do Alecrim, em comemoração aos seus 98 anos. Na manhã desta quinta-feira (22), no pátio da Escola Municipal Juvenal Lamartine, alunos assistiram a uma apresentação com Teatro de Mamulengos, mini-palestra e vídeo educativo sobre a temática “Preservação da Água”.

A ação foi desenvolvida pela equipe do Setor de Projetos Ambientais (SPA) e do Setor de Educação Ambiental (SEA) da secretaria. A peça trata da “Água nosso bem maior” e por meio de um diálogo entre duas crianças, Amendoim e Florzinha, ensina sobre o ciclo da água, sua importância, funções e os cuidados para não desperdiçá-la. Já o vídeo contava a história de Clarinha e sua turma, gotinhas de água, que percorrem todo o caminho que água faz até chegar nas nossas casas.

De acordo com a técnica em controle ambiental da Semurb, Janaina Rocha, “As crianças aprendem o que devem fazer para não desperdiçar água, bem tão importante para a humanidade”, explica. Esse trabalho permite aos alunos entender que não deve tomar banho demorado ou deixar a torneira pingando, acrescenta.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Rita de Cássia Rocha, o trabalho da Semurb contribui positivamente para o aprendizado dos alunos. “O mais legal nesta atividade é que ela se relaciona com os conteúdos ministrados em sala de aula, reforçando as nossas ações de educação ambiental”, diz.

Os alunos do 3º ano, Iury Soares e Robson de Oliveira, ambos de nove anos de idade, dizem ter gostado da apresentação. Para Iury o melhor foi o teatro de mamulengos “Adorei os bonecos e aprendi que não devo desperdiçar água”. Enquanto Robson preferiu o vídeo educativo, “O desenho foi muito legal. Eu aprendi muitas coisas sobre a água”, disse.