A cidade do Natal sofreu com as chuvas ocorridas entre terça (3) e esta quarta-feira (4). O fenômeno foi considerado atípico para o período, uma vez que a média de chuvas para todo o mês de setembro é de 24mm, mas nas últimas 24 horas foram registrados 125mm de chuva. Esse volume de água provocou alguns pontos de alagamento pela cidade. A Defesa Civil de Natal, departamento ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), está monitorando todas as regiões do Município para atender as chamadas da população. O secretário-adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos, Urbano Medeiros, informou que na manhã desta quarta-feira sete chamadas foram recebidas pelo órgão. Foram registradas solicitações no Passo da Pátria, Lagoa Nova, Bairro Nordeste, Nova Descoberta e Cidade Satélite, além de alguns conjuntos da Zona Norte de Natal.

O secretário também falou sobre o desabamento ocorrido no Passo da Pátria, destacando que a residência que não suportou o volume de chuvas foi construída de forma irregular sobre uma tubulação da estação de tratamento do esgoto. A Defesa Civil vistoriou o local e recomendou que o casal de moradores deixasse a residência, destacando o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) para realizar o atendimento. Além dessa ocorrência, foi verificado também o transbordamento das Lagoas do Jacaré e Jiqui, sem maiores transtornos para as populações da área.

Ainda no inicio da tarde desta quarta, o Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil isolou uma área também no Passo da Pátria, onde uma tubulação de esgoto rompeu. As famílias que moram em ocupações irregulares perto dessa localidade, estão sendo atendidas pela equipe da Semtas para serem removidas para locais seguros.

O coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, revela que os problemas de alagamento na cidade são agravados pela falta de consciência da população que faz o descarte do lixo residencial da maneira incorreta, acarretando no entupimento das galerias e bocas de lobo. Ele faz um apelo para que os moradores colaborem com o trabalho dos órgãos responsáveis: “A população precisa nos ajudar para prevenirmos essas situações”. A Defesa Civil fica em alerta 24 horas, monitorando as lagoas e os pontos de riscos existentes. O serviço pode ser acionado pelo número 190.