Na manhã desta sexta-feira (30), na Praça das Flores, foi realizada a Primeira Feira da Agricultura Orgânica Familiar de Natal, promovida pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar (Alimentar). Cerca de 40 produtores e produtoras da Região Metropolitana da capital participaram da ação onde puderam vender seus produtos como hortaliças, verduras, frutas, feijão verde, galinha caipira, ovos, mel, castanhas, queijos, carne de sol entre outros.

Apesar da chuva forte que caiu durante a manhã na cidade, a feira foi um sucesso e atingiu o seu objetivo com cerca de 90% dos produtos ofertados vendidos. Segundo Agenor da Silva, presidente da Associação dos Produtores e Produtoras o Orgânicos de Ceará-mirim, "a feira é uma ótima iniciativa, pois temos agora mais um espaço onde podemos vender nossa produção e já estamos com projeto de ampliar a variedade de produtos para atender a população da região", declarou.

A feira teve o objetivo de levar à população produtos com alta qualidade e preços acessíveis, pois os produtores ofereceram as mercadorias de forma direta, sem a presença dos atravessadores. “Com esta ação estamos fortalecendo o pequeno agricultor, dando a ele a oportunidade de vender seus produtos de forma direta, a população também ganha em qualidade de vida, pois tem acesso a produtos sem inserção de agrotóxico”, afirmou Valdir Trindade, Diretor Administrativo da Alimentar.

A Alimentar teve como principal parceiro a Secretaria de Serviços Urbanos ( Semsur), que disponibilizou toda a estrutura de tendas e mesas, além dos banheiros químicos. A próxima feira acontecerá no dia 14 de setembro no mesmo local e o projeto da Empresa de Fomento é fazer com que ela seja semanal, sempre na sexta-feira.