A força da seleção brasileira de vôlei feminino foi testada mais uma vez no Desafio Internacional de Voleibol, desta feita em Natal, onde a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães não teve dificuldade em derrotar a renovada seleção da Holanda por 3 sets a 0, neste domingo (14), no ginásio Nélio Dias, na zona Norte. Dos três confrontos no Nordeste – os dois primeiros foram em Maceió – o jogo de Natal foi o mais tranquilo para a seleção.

Conforme o secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Copa do Mundo FIFA 2014, Luiz Eduardo Machado, o evento foi um sucesso, superando a expectativa da Prefeitura e da própria organização. Para o gestor, a torcida deu um recado ao poder público para que outros grandes eventos esportivos ocorram na cidade. “O que nós vimos hoje tenho certeza que vai servir de cartão de visita para a Prefeitura buscar outros eventos como esse ou até maiores. O que aconteceu aqui hoje foi espetacular”, afirmou.

Na avaliação do técnico José Roberto Guimarães, a partida de hoje foi a melhor das três contra a Holanda, principalmente pelo sistema defensivo e o saque. Conforme Guimarães, a seleção batava vai dar muito trabalho no futuro. O técnico pediu desculpas por não utilizar as jogadoras Fabiana, Natália, Sheyla e Tandara, que estão sentindo problemas físicos. “Foi muito bom ter vindo aqui e jogado ao lado da nossa torcida. Isso é o que nós vamos encontrar nas Olimpíadas de 2016. É ótimo voltar para Natal depois de 2010 e jogar num ginásio que tem essa estrutura. Natal e Maceió são duas cidades que dão muita sorte para a gente”, ressaltou o técnico bicampeão olímpico.

Em relação ao grupo para o Grand Prix, ele disse que ainda tem três semanas para definir as 14 atletas das 19 convocadas. Cortes serão inevitáveis. A Federação Internacional de Voleibol (FIBV) só permite o número máximo de 14 jogadoras por seleção. “A gente precisa recuperar agora as atletas que estão contundidas para o Grand Prix”, lembrou José Roberto.

Com o ginásio Nélio Dias lotado, a seleção iniciou a partida com a levantadora Dani Lins, as centrais Juciely e Adenízia, as ponteiras Gabi e Fernanda Garay e a oposto Monique, sendo Camila Brait a líbero. O primeiro ponto da partida foi marcado por Gabi. Em seguida, a Holanda empatou. Com bloqueios e ataques rápidos, o Brasil estabeleceu 4/1 no placar. O técnico da Holanda não tinha outra saída: pediu tempo. Com os fundamentos funcionando, a seleção chegou fácil aos 8/2. Na volta do tempo técnico, o Brasil continuou mandando no jogo e estabeleceu 12/4. Novo tempo pedido pela Holanda. Um ace de Juciely provocou o segundo tempo técnico. Fernanda Garay fez 18/8 num ataque na entrada de rede e Gabi fechou o primeiro set em 25/11.

No segundo set, a seleção nacional começou avassaladora e abriu 4/0. Tempo pedido pela Holanda. Um ace de Dani Lins aumentou o marcador para 6/0. Com isso, a seleção batava acordou no jogo e com três bloqueios consecutivos encostou no placar: 6/4. Um bloqueio de Adenízia provocou o primeiro tempo técnico. O Brasil continuou melhor no jogo e chegou a 16/11. Mas a Holanda não se entregou e foi atrás do placar. Resultado: 21/18. José Roberto pediu tempo. Foi a hora de fazer a inversão 5-1, colocando em quadra a levantadora Fabíola e a ponteira Priscila Daroit. O Brasil retomou seu ritmo e voltou a jogar bem, fechando o segundo set em 25/19.

Para o terceiro set, José Roberto manteve a levantadora Fabíola em quadra. A seleção voltou acesa e estabeleceu 5/1. Juciely anotou 8/3. Nesse ritmo, o Brasil chegou fácil a 16/9. Com Fabíola em quadra, a seleção continuou comandando o placar. A central Juciely fez 18/13 na jogada china. Em 20/14, José Roberto substituiu Fernanda Garay por Priscila Daroit, que deu números finais ao terceiro set, fazendo 25/16 e fechando a partida em 3 sets a 0. A ponteira Fernanda Garay foi a maior pontuadora da partida com 13 pontos. A oposto Monique e a central Juciely, ambas com 10 acertos, também pontuaram bem.

Foi a décima segunda vitória consecutiva do Brasil na temporada. As atuais bicampeãs olímpicas, que já conquistaram os torneios de Montreux e Alassio em 2013, se preparam para a disputa do Grand Prix, de 1º de agosto a 2 de setembro.