Em virtude da previsão de chuvas fortes durante o mês de julho, o secretário de Segurança e Defesa Social, Osair Vasconcelos, se reuniu nesta quarta-feira (10), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com titulares de outras repartições municipais, com a finalidade de definir medidas emergenciais caso as chuvas previstas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte ( Emparn) caiam em grande quantidade na capital.

A secretária de Educação, Justina Iva, disponibilizou, por exemplo, três prédios que estão eventualmente desocupados. Com a mesma medida acenou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). As secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas, Urbanismo e Meio Ambiente e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) se comprometeram a disponibilizar equipamentos e pessoal para, caso haja transtornos, mitigar a situação das famílias possivelmente atingidas.

Famílias essas que recebem atenção da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), com a doação de um kit de emergência contendo cesta básica, cobertores, colchonete e produtos de higiene pessoal, além de orientar e encaminhar pessoas para abrigos ou casa de familiares.

Conforme o secretário Osair Vasconcelos, alguns pontos das áreas de risco localizados na comunidade do Jacó, Parque das Dunas, Pajuçara e na Nova República, chegaram a um nível crítico que pede a atuação de toda a Prefeitura. Mesmo com a trégua das chuvas, a Defesa Civil continua com uma equipe monitorando diariamente as áreas de risco.

“Há previsão de chuvas fortes até o fim do mês. A reunião serviu para que cada secretaria envolvida disponibilizasse recursos e meios para amenizar os possíveis contratempos e danos materiais nas áreas de risco. A previsão é de que tenhamos chuvas fortes nesta sexta-feira (12) e na próxima quarta-feira (17)”, informou o gestor. E complementou: “A Defesa Civil está atuando todo o tempo. Atendemos a chamadas e vistoriamos as áreas de risco diariamente.

Contamos com seis equipes, cada uma com cinco homens. Em caso de chuvas, uma equipe atua e a outra fica no plantão. Se precisar, as seis equipes podem entrar em ação ao mesmo tempo”. Participou, ainda, da reunião o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt.