Mesmo com a diminuição de intensidade das chuvas em Natal, a Defesa Civil e parceiros, como as secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Mobilidade Urbana (Semob), do Trabalho e Assistência Social (Semtas), do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), continuam vistoriando pontos de risco e tomando providências para atenuar os problemas.

O monitoramento de lagoas, a desobstrução de galerias e bocas de lobo e reparos em bombas de sucção são providências que estão sendo adotadas pelo Grupo de Ação de Emergência para evitar maiores transtornos à população. Conforme o setor de Defesa Civil e Vistorias Preventivas da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), não houve ocorrências graves nas últimas 24 horas. “As chuvas estabilizaram nas últimas horas, mas as equipes estão na rua vistoriando os pontos de risco e desobstruindo galerias e bocas de lobo”, informou o chefe do setor de Defesa Civil e Vistorias da Semdes, Paulo Henrique Costa.

Na quarta-feira (3), a Defesa Civil e uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) voltaram à rua Lins Bahia, na comunidade do Jacó, no bairro das Rocas, na zona Leste, onde parte de uma residência ruiu, para colocar sacos de contenção com o objetivo de evitar possível deslizamento de terra. A família foi atendida. Ainda no Jacó, as equipes também monitoraram outros imóveis que correm risco de desabamento.

Na comunidade Nova República, na zona Norte, equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) se deslocou para o local para desobstruir galerias pluviais e bocas de lobo. Conforme informações da Defesa Civil, sete ruas alagaram na comunidade. Outras equipes também atenderam a ocorrências nas lagoas de Cidade Jardim, na zona Sul, e de Cidade da Esperança, na zona Leste.

Ainda na zona Norte, no conjunto Pajuçara, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Semtas esteve na comunidade onde atendeu a uma família que teve parte da casa destruída pelas chuvas, fazendo a doação de cesta básica, colchonetes, cobertores e produtos de limpeza. A família foi removida para a casa de um vizinho.

Nesta quinta-feira (4), a equipe do Departamento de Proteção Especial da Semtas atendeu a outra família, no Pajuçara, que teve a residência alagada, mas a estrutura do imóvel não foi comprometida. A Defesa Civil da Semdes conta com duas equipes de plantão e mais três de prontidão para prestar socorro. As chamadas podem ser feitas pelos telefones 190 e 3232.3538.