Uma campanha de orientação sobre o uso de rotatórias foi iniciada na quarta-feira (26) pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O trabalho teve início com ação educativa na rotatória da Av. Romualdo Galvão, nas proximidades da Praça Augusto Leite, no bairro do Tirol e deverá contemplar as demais regiões da cidade a partir da próxima semana.

O objetivo da ação é orientar os motoristas sobre o uso das rotatórias e conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar a sinalização. A maioria dos motoristas não sabe como agir em rotatórias.

O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 29, Inciso III, deixa claro: “Quando veículos transitando por fluxos que se cruzem se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.” Em breves palavras, a preferência de trânsito é de quem já está na rotatória.

A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento de fluxo de veículos em áreas críticas do sistema viário da cidade. Isso porque o dispositivo viário contribui diretamente para redução expressiva do número de acidentes de trânsito em áreas onde não existe sinalização com semáforos. O equipamento tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção.