As unidades entregues fazem parte do primeiro lote do sistema pioneiro de monitoramento da iluminação pública.

A prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em parceira com o curso de Engenharia de Computação da UFRN e o Núcleo de Desenvolvimento Social-NDS, firmaram convênio para concretizar um projeto pioneiro no país que se apresenta como uma verdadeira inovação tecnológica. A Semsur recebeu nesta quinta-feira, 27, as primeiras unidades do aparelho idealizado por professores do curso de engenharia elétrica da computação da UFRN.

De acordo com secretário da Semsur, Raniere Barbosa, após a tramitação da licitação pública, será instalada em Natal a Central de Automação da Iluminação Pública, que funcionará como receptora dos sinais emitidos pelos sensores a serem instalados nos postes da cidade. “A ação é inovadora no Brasil e, além de ajudar na modernização da iluminação, também poderá gerar a redução de custos com iluminação pública para a sociedade, inclusive melhorando a durabilidade das lâmpadas utilizadas nos postes”, explica o gestor.
A secretaria vê a iniciativa de elaboração do sistema como forma de otimizar o conserto dos postes danificados e a expectativa é quando totalmente instalado poderá gerar uma economia de R$ 2 milhões, por ano, para a Prefeitura.
O E-poste observa a funcionalidade das lâmpadas e quando alguma se apaga enviará mensagem imediata ao departamento de iluminação pública para que seja efetuada a troca. As informações são geradas em tempo real, através da internet, oferecendo mais segurança e diminuindo custos quando há casos de luz acesa durante o dia, por exemplo.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia da Computação da UFRN e coordenador do projeto, Gláucio Galvão, o objetivo da pesquisa é usar o meio-ambiente como instrumento para dar equilíbrio ao consumo de energia. “Em Natal, o sol é forte, sai muito cedo e se põe muito tarde. Quando consegue controlar isso de modo mais inteligente, em vez de usar as células fotoelétricas convencionais pode-se, por exemplo, apagar a luz meia hora mais cedo e ligar meia hora mais tarde, gerando uma economia muito grande para a sociedade”, explicou.

Será possível ligar ou desligar as luzes mais cedo ou mais tarde, de acordo com a necessidade da região, estabelecendo um horário mais curto de funcionamento das lâmpadas. O engenheiro Ricardo Valetim, professor da UFRN, afirmou que “a ideia é aumentar o padrão de iluminação pública na cidade, assim não será necessário esperar reclamações da sociedade pelo telefone para que os postes sejam consertados”.

Segundo o consultor da NDS, Luiz Carlos Lopes, o projeto foi dividido em três etapas: o planejamento do sistema, a fase de testes e a elaboração do plano diretor de iluminação. “O interessante é que o projeto não é temporário, já que é um benefício ficará como herança para a cidade”, declara.

Os sensores serão instalados, em forma de teste, na Praça Sete Setembro, Av. Duque de Caxias, na Ribeira e Rua Câmara Cascudo, na Cidade Alta até o final de julho. A produção de novos sensores continuará, por parte dos engenheiros da UFRN, e a entrega do primeiro lote será totalmente finalizada ao município até o mês de dezembro.