Disseminar a importância do atendimento de urgência pré hospitalar realizado em Natal. Esse foi o objetivo do Samu Natal, durante o lançamento da Campanha Caravana da Saúde. Ao longo de uma tarde inteira, cerca de 200 crianças da Escola Municipal Manoel Bezerra, do Planalto, formaram uma longa fila para conhecer de perto todo o funcionamento do serviço de atendimento móvel de urgência da capital.
Coordenadores, enfermeiros e técnicos mostraram à criançada a rotina do atendimento médico dentro e fora das ambulâncias. Entre os procedimentos mais comuns, os instrutores do Samu Natal ensinaram aos pequenos visitantes como reconhecer os sinais vitais, como a frequência cardíaca, em adultos e crianças, e passaram as instruções mínimas de primeiros socorros para as vítimas de engasgos e queimaduras em geral.
Encantados, os alunos puderam observar de perto o funcionamento das ambulâncias utilizadas pelo serviço, e que tanto fazem parte do cotidiano do natalense, além da utilização correta dos materiais, como macas, colares cervicais e respiradores. Ao final, as crianças assistiram de perto a uma simulação de atendimento de urgência nos bonecos usados nos treinamentos da setor de Educação Continuada do Samu, e aprenderam a chamar corretamente o serviço, evitando assim os famosos trotes, originados muitas vezes dentro das próprias escolas.
"Trabalhar com os alunos, trazendo-os para dentro do nosso cotidiano é a melhor forma de educá-los", afirma a coordenadora de Enfermagem do Samu Natal, Wilma Maria.
"Nosso objetivo é mostrar a importância do Serviço de Urgência para a população, e dessa forma, criar no futuro, adultos mais conscientes", completou a coordenadora.