Cinco nomes que fizeram a diferença para a educação potiguar no último ano serão laureados com a Comenda Waldson Pinheiro, nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (Cemure), a partir das 19h. Esse já é o décimo ano em que pessoas têm seu trabalho reconhecido pela maior instituição gestora do ensino do Município, a Secretaria Municipal de Saúde (SME), pela relevância das ações para a educação da capital potiguar.
Para a premiação de 2009, a Comissão da Comenda Waldson Pinheiro, definiu 17 nomes, os quais foram posteriormente enviados para o Conselho Municipal de Educação, responsável pela seleção dos cinco laureados. Que foram os seguintes: Diógenes da Cunha Lima; Eleika Bezerra, ex-secretária Municipal de Educação e propositora da Comenda Waldson Pinheiro; Geraldo dos Santos Queiroz; Rosangela Ferreira Silva de Albuquerque; e Sebastião Cunha. Os nomes foram divulgados na Portaria 072/2009, do Gabinete da Prefeitura.
Ao longo desses 10 anos de criação da Comenda Waldson Pinheiro já foram homenageados com Medalha e Diploma, mais de 30 pessoas e também nove instituições, cujo trabalho mereceu o reconhecimento público do município de Natal.
A Comenda leva o nome de um dos professores mais importantes da história da educação do Município de Natal. Waldson Pinheiro foi supervisor e depois diretor adjunto do Centro de Educação Técnica do Nordeste (CETENE), de 1969 a 1975 e professor do Departamento de Letras da UFRN. Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, entre de 1975 a 1976 e Secretario Municipal de Educação de Natal de 1997 a janeiro de 1999, quando faleceu.
Como escritor, Waldson Pinheiro publicou o romance Itacirica – A Pedra que Pensava vencedor do Prêmio Mobral de Literatura do Instituto Nacional do Livro, em 1975. Escreveu também poemas e ensaios políticos.