“O educador precisa ensinar aos seus educandos o caminho da felicidade”. A frase do escritor, professor e vereador por São Paulo, Gabriel Chalita, durante palestra sobre o tema “Compromisso do Professor Frente ao Ensino Público de Qualidade”, na tarde desta quinta-feira, 15, serviu de estímulo as centenas de professores da rede municipal de ensino que lotaram o auditório do Centro Municipal de Referência na Educação Aluízio Alves (Cemure).

A prefeita Micarla de Sousa revelou, na ocasião, que algumas de suas conquistas aconteceram por intermédio dos seus professores. Disse que tem muito respeito por eles e que esperava com ansiedade o momento de poder encontrá-los novamente. “Tenho a obrigação de fazer a educação de Natal estar em primeiro lugar e com qualidade”.

O secretário de educação Elias Nunes, que na ocasião estava acompanhado da prefeita de Natal, ressaltou que palestras como estas fazem parte da política de valorização da educação pública. “Este será nosso compromisso durante toda nossa gestão”, frisou ele.

Ser humano

Durante a palestra, Gabriel Chalita fez uma explanação sobre a história da educação, citando importantes nomes de educadores que buscam a valorização do ser humano como o francês Jean Piaget e o brasileiro Paulo Freire. “Precisamos acreditar no ser humano para que este seja educado”. Ele abordou o tema desde a época da educação tribal há 15 mil anos Antes de Cristo, passando pelo Egito antigo, as Idades Média, Contemporânea e Moderna, até chegar aos dias atuais.

Para Chalita, o educador tem a obrigação de conhecer bem seu educando. “O essencial é que as pessoas aprendam o caminho da felicidade e da realização pessoal através da educação, que só se consegue com professores que sabem valorizar o ser humano em primeiro lugar”, disse o escritor.

Gabriel Chalita buscou estimular os professores da grande responsabilidade que têm para com seus alunos e a sociedade. “Os professores precisam ensinar a seus alunos, além do conteúdo de suas disciplinas, que também devem se valorizar como seres humanos e pensar que a educação é o único caminho que os transforma em cidadãos que respeitam as leis, o direito das outras pessoas e que pautem suas condutas de vida sempre pela honestidade e sinceridade”.

Palestra

Atendendo convite da prefeita Micarla de Sousa, o educador Gabriel Chalita, que foi ex-secretário de Educação do Governo Geraldo Alckmin, fez outra palestra pela manhã, desta vez, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, destinada aos secretários municipais e seus respectivos adjuntos, sobre o tema “Ética, Competência e Amor – Os Desafios do Gestor Contemporâneo”.

Na presença da prefeita Micarla de Sousa e de seus auxiliares, Gabriel Chalita expôs a sua experiência em gestão pública. O palestrante foi secretário de Educação do Estado de São Paulo no período de 2001 a 2006 exercendo atualmente a função de vereador tendo sido o mais votado em 2008, com 102.044 votos.

Na palestra, Gabriel Chalita frisou que quanto mais objetivo e eficiente for o gestor, ele terá menos trabalho. Segundo ele, o gestor público deve ir onde está o problema, sair do gabinete e ir de encontro ao povo. “Quem se trancar no gabinete não vai ser um bom secretário. O secretário deve ir ver o que está acontecendo e sentir o problema das pessoas. Ética, é se colocar no lugar do outro”.

Na opinião do educador, as pessoas querem olhar e valorizar o governante e este tem que ter criatividade nas ações, sensibilidade e capacidade de gestão, Ele deve, inclusive, ter poder para brigar pelo que é certo. “Um gestor público tem que saber dizer um não. A elegância de se dizer um não é que faz a diferença”. Disse, ainda, que todas as pastas de uma administração são importantes assim como o trabalho que cada secretário realiza no seu setor específico.

Gabriel Chalita também citou algumas das medidas tomadas quando foi secretário de Educação, como, por exemplo, abertura das escolas nos fins de semana, implantação da Escola de Tempo Integral, cursos de mestrado para os professores e convênios firmados com escolas estrangeiras. De acordo com ele, a criatividade também fez a diferença no Governo Alckmin na área da Saúde, através do Programa Jovens Acolhedores - universitários com bolsas para trabalhar nas unidades de saúde e hospitais visando humanizar o atendimento.

No final, ao agradecer a presença do educador, Micarla de Sousa disse que estava feliz e honrada em poder ouvir palavras tão sábias como as ditas por Gabriel Chalita e que cada palavra proferida por ele deveria ser passada adiante por cada um dos secretários e adjuntos presentes. “Quando os convidei sabia que vocês são capazes. Temos a obrigação de fazer uma administração com serviços públicos de qualidade”.