Com a preocupação de evitar que ocorra em Natal mais uma epidemia de dengue, a prefeita Micarla de Sousa iniciou a execução de medidas preventivas. A chefe do executivo municipal convidou o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Paulo Sérgio Melo de Carvalho, para uma audiência que foi realizada às 14 horas, desta terça-feira, (13/01), no salão nobre da Prefeitura.

“Nosso objetivo é fazer um grande mutirão de combate à dengue em Natal. É por isso que estamos convocando a todas as pessoas e instituições, como o Exército Brasileiro, para também fazer parte dessa frente de batalha contra o mosquito Aedis Aegypt”, disse Micarla de Sousa. Com a medida, a prefeitura impedirá que a doença se espalhe no município por falta de um controle preventivo, como ocorrido no ano passado. “Vou avaliar o pedido de como pode ser a atuação de nós militares neste trabalho de combate a dengue na cidade”, afirmou o general Paulo Sérgio, durante o encontro.

A idéia da prefeita é que os militares do Exército atuem conjuntamente com as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no trabalho de limpeza da cidade, principalmente nas áreas de terrenos baldios. Esses terrenos acumulam maior quantidade de lixo dando origem aos focos do mosquito transmissor da dengue, como pneus velhos, latas e outros recipientes que possam acumular água e contribuir para proliferação do Aedis Aegypt.

O presidente da Urbana, Bosco Afonso, também participou da reunião. “Disponibilizaremos toda a infra-estrutura de pessoal e equipamentos da Urbana necessária para atuar nesse trabalho de combate à dengue”, disse o presidente.

Ministério da Saúde

A prefeita Micarla de Sousa também anunciou que no próximo dia 21 irá à Brasília tratar da dengue no Ministério da Saúde, com o ministro José Gomes Temporão. “Vou cobrar do ministro quais as ações que o Governo Federal pode nos oferecer para contribuir no combate à dengue em Natal”, disse Micarla de Sousa.