A Secretaria Municipal de Saúde de Natal e a Base de Pesquisa Corporeidade e Educação BACOR/PPGED/UFRN, com o apoio do Departamento de Enfermagem/UFRN e da Unidade Básica de Candelária/SMS-NATAL, promoveram hoje uma exposição dialogada sobre o tema Idosos: Corporeidade, Ludicidade e Vida com o professor Harvey Montoya, gerontólogo social do Grupo de Investigación Kon-moción (Colombia), no Campus da UFRN.

O encontro iniciou com apresentação de ambiência local com bonecos, representação dos idosos, tratando das questões do envelhecimento, seguido de apresentação do poeta José Martíns.

O professor Harvey Montoya fez exposição dos estudos quanti-qualitativo na Colômbia, que mostra a importância do lazer e recreação na vida da pessoa idosa. “A pessoa idosa tem quer amar, ter lazer, alegria, compatilhar, viver a vida integralmente para ser feliz”, frisou Harvey.

O encontro contou com a participação da secretária Ana Tania Sampaio, da secretária adjunta, Ilza Carla, da presidente do Conselho Municipal de Idosos, Telma Indira, e da diretora da Unidade de Saúde de Candelária, Betânia Maciel. que desenvolve um trabalho específico para os idosos do bairro, portadores de Alzheimer.

A secretária Ana Tania, agradeceu a presença do professor e ressaltou a importância para a SMS a sua vinda para discutir as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e em particular ao idoso no que se refere ao lazer e recreação.

“Tenho muito carinho pela pessoa idosa. Na minha gestão vou priorizar a saúde do idoso. O idoso deve ser tratado como uma pessoa da família”, afirmou, AnaTania.

Para a diretora da Unidade de Saúde Candelária, Betânia Maciel, esse encontro trata das questões do envelhecimento. “Envelhecer é antes de tudo, estabelecer vínculos, é cuidar-se, é participar de festividades, de recreação, para melhorar a qualidade de vida”, argumentou Betânia.