A Secretária municipal de saúde de Natal, Ana Tania Sampaio, abriu nesta quinta-feira ( 20 /08), pela manhã, a 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana do Natal/RN, no Centro de Municipal de Referência em Educação – Aluisio Alves – CEMURE.

“A prática de saúde ambiental exige uma intersetorialidade. E essa conferência importante porque temos a participação social representada, por conselhos de saúde, representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio das secretarias, juntos irão decidir as diretrizes e ações de políticas públicas para se construir um ambiente digno e mais saudável, que serão levadas para a Conferência Nacional”, destacou Ana Tania.

Participaram da mesa da abertura, representantes do Ministério da saúde (MS), Eric Fischer; da prefeita, Carlos da Mata; da Secretaria Municipal de Habitacção e Projetos Estruturantes (SEHARPE), Raimundo Moisés; da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), Celeste Rocha; do CMS, Marcelo Medeiros; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Maria José Lopes; e o presidente da conferência, Gustavo Brito.

Com o lema “Saúde e Meio Ambiente: Vamos Cuidar da gente”, a 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana do Natal/RN, tem como tema central “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis, está discutindo saúde ambiental e sua articulação com políticas públicas inerentes ao Plano Nacional do Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Desenvolvimento Urbano e Saúde.

Dentre os objetivos dessa conferência estão: Definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial de vários agentes sociais envolvidos com o tema;

Promover e ampliar a consciência sanitária, política e ambiental da população sobre os determinantes sócio-ambientais para um conceito ampliado de saúde; Promover o debate social sobre as relações de saúde, ambiente, e desenvolvimento, no sentido de ampliar a participação da sociedade civil na construção de propostas e conhecimentos que garantam a qualidade de vida e saúde das populações em seus territórios;

Indicar prioridades para a atuação da Região, no desenvolvimento de programas e ações intra e intersetoriais, como eixo central para a construção da Política Nacional de Saúde Ambiental.

Ancorada pelo Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, e Ministério das Cidades, a 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana, está sendo realizada pelas prefeituras de Natal, de Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Os eixos temáticos que nortearão a conferência: Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio-ambiental no Campo, na Cidade e na Floresta; Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios e Democracia, Educação e Ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.

Essa 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental é uma etapa preparatória para a etapa Estadual, que acontece em outubro, que levarão à Conferência Nacional a se realizar de 15 a 18 de dezembro do corrente ano em Brasília.

A conferência segue à tarde a programação com o retorno dos trabalhos.

PROGRAMAÇÃO



14h – Retorno dos Grupos de Trabalhos para consolidação do trabalho (proposição de diretrizes e ações)

14h30 min – Repasse do trabalho dos GT à Comissão Organizadora

15h - Plenária final – Apresentação e aprovação das diretrizes e ações Mediador(a) Jeane Barbosa de Oliveira (Secretaria Municipal de Saúde de Natal) e Manoel Lucas Filho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

17h – Eleição dos delegados e suplentes para etapa estadual
Mediador: Marcelo Dantas de Medeiros (Conselho Municipal de Saúde de Natal)

17h30min – Elaboração da ata da eleição dos delegados e suplentes

18h – Encerramento da Conferência