Com as presenças dos promotores da educação, Dr. Raimundo Sílvio, e do meio ambiente, Dra. Gilka da Mata, ocorreu durante todo o dia de hoje mais uma reunião de gestores da rede municipal de ensino de Natal, contando com a participação de diretores e coordenadores das unidades de ensino. O tema central do encontro foi "Gestão Democrática: uma ideia genial”.

Estiveram presentes à reunião o Secretário Municipal de Educação, professor Elias Nunes, e as secretárias adjuntas pedagógica e de gestão Tânia Leiros e Ana Cristina
Cabral.

A abertura da reunião foi marcada pela palestra do Dr. Raimundo Silvio que destacou a importância da construção de uma gestão democrática em toda a educação municipal, garantindo a participação de todos. “Todos são líderes que contribuem para que a democracia se concretize. Do aluno em sala de aula ao secretário de educação”, ressaltou o promotor.

Ainda em sua fala, que levou cerca de 40 minutos e foi muito aplaudida por todos os presentes ao Cemure,  Dr. Raimundo Sílvio fez questão de destacar que a principal preocupação de um gestor está em legitimar suas decisões, tendo-as reconhecidas como válidas, justas e respeitosas por todos que são afetados por elas.

Antes de terminar sua palestra, o promotor colocou um desafio para os diretores de escola, assumindo um compromisso público em favor da qualidade do ensino. Em um texto apresentado para os presentes, os diretores foram convidados a se compromissarem. Dizia o texto: “Eu, diretor da Escola Municipal, assumo o compromisso de contribuir para que em 2010 sejam realizadas todas as reuniões ordinárias do Conselho Escolar”.

Na segunda palestra do dia, a promotora do meio ambiente, Gilka da Mata falou da importância de se trabalhar em parceria com as escolas para a construção de um olhar diferenciado sobre as questões do meio ambiente. “Divulgando em todas as disciplinas as noções básicas necessárias para uma cidade sustentável, teremos
condições de formar, com os alunos, cidadãos mais conscientes de seus direitos e necessidades”, ressaltou.

Além de sua palestra, Dra. Gilka contribuiu com as escolas municipais doando, a cada unidade de ensino, um exemplar de seu livro “Cidade Sustentável”, editado em parceria com a Petrobras.

No turno vespertino, os diretores de escola tiveram uma palestra com a Dra. Maria Cristina Souto, com orientações sobre a gripe influenza H1N1A, como forma de
prevenir o contágio nas escolas municipais.