O secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, recebeu nesta terça-feira, 18 de agosto, os comerciantes ambulantes da orla de Ponta Negra, na sede da secretaria. A reunião, que também contou com a presença dos vereadores Luiz Carlos, Edivan Martins, Júlia Arruda e Sargento Regina, além do ouvidor do município João Paulo Galvão, definiu a criação de uma comissão para discutir e acompanhar a atividade realizada por vendedores ambulantes daquela área. A reunião da comissão formada por comerciantes, equipe da Semsur e vereadores ficou marcada para a próxima sexta-feira (21), às 10h, na sede da secretaria.

Segundo o titular da Semsur, a criação da comissão é necessária para que o diálogo com os trabalhadores seja formalizado e, assim, possam ser definidas soluções concretas. “Será um momento oportuno para que todas as propostas referentes à melhoria do comércio informal da praia de Ponta Negra sejam discutidas em comum acordo com representantes oficiais, e nunca individualmente”, ressaltou João Bastos.

Na reunião, o secretário reiterou que nenhum ambulante será retirado do seu local de trabalho sem que seja definido um espaço apropriado e exclusivo. “Qualquer mudança que possa ser promovida na capital sempre tem sido previamente discutida com cada segmento interessado, em consonância com a legislação e com as recomendações propostas pelo Ministério Público Estadual”, afirmou.

Os comerciantes de Ponta Negra também foram informados de que o recadastramento específico para ambulantes será iniciado ainda nesse mês de agosto. A partir do dia 24, todos receberão a convocação para comparecer ao IFRN (antigo CEFET), das 8h às 17h.

Com isso, a Semsur reforça que não autoriza a realização de cadastramento pago, que esteja sendo realizado por meio de associações em nome da Prefeitura, porque a coleta de dados está sendo realizada de forma gratuita, por meio dessas convocações individuais. O secretário também garantiu não ter autorizado, em nenhuma circunstância, qualquer tipo de agressão aos vendedores.