Discutir assuntos ligadas ao setor da educação pública do município do Natal. É este o objetivo dos representantes do Fórum de Gestores das Escolas Municipais (Fogem), que se reuniram às 18 horas desta sexta-feira (14), no salão nobre da Prefeitura do Natal, com a prefeita Micarla de Sousa, o secretário municipal de Educação (SME), Elias Nunes e a secretária adjunta da SME, Adriana Trindade.

Os gestores apresentaram uma lista que inclui entre outros pontos, deficiências na infra-estrutura dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), que estão muitos deles passando por reformas, ou que ainda não iniciaram suas reformas.

No documento os gestores identificaram problemas como a falta de professores e de equipamentos como carteiras, sem acesso a internet. “Também solicitamos a revisão na gratificação dos diretores das escolas, estipuladas de acordo com o porte do estabelecimento de ensino, que chamamos de tipologia das escolas”, informou Maria José dos Santos, diretora da Escola Municipal Vera Lúcia Soares Bastos, também integrante do Fogem.

Entre outros itens da lista, os gestores pedem a inclusão dos educadores infantis no Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) dos educadores do município de Natal, além da melhoria da infra-estrutura física de muitas escolas municipais.

Investimentos

A prefeita Micarla de Sousa informou que junto com o setor da saúde, a educação é uma das áreas prioritárias da sua gestão e que até estão com orçamentos acima do mínimo indicado pela Constituição Federal. “Isso nos proporciona trabalhar melhor para sanarmos todos estes problemas, como por exemplo, oferecendo fardamento e material escolar, além da merenda em casa para os estudantes, ações que já estão em execução”, disse Micarla de Sousa.

A chefe do executivo natalense destacou a importância do Fogem para dirimir aos fatos ligados a educação no município do Natal. “Vocês diretores de escolas e CEMEI´s são muito importantes para nossa gestão, pois são quem estão na ponta dos problemas e responsáveis por administrá-los”, ressaltou a prefeita. Este é um trabalho importante, segundo Micarla de Sousa, para atuar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que apontou Natal como um dos mais baixos do país nos últimos anos.

“Para melhorar essa realidade precisamos trabalhar em parceria com vocês gestores, no sentido de colocar em prática programas como o Batalhão da Saúde Escolar, com a Guarda Municipal desenvolvendo um trabalho de segurança preventiva em escolas, como também em praças públicas. Outro programa de grande importância está em desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que produzirá um modelo de gestão para educação do município do Natal, com procedimentos a serem colocados em prática, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação natalense, promovendo a melhoria tanto da infra-estrutura física, como também de qualificação dos professores, dos servidores e de toda a área da educação", informou Micarla de Sousa.