A Prefeitura de Natal lançou nesta sexta-feira (14), em parceria com a Regional da União Escoteira do Brasil (UEB), o programa “Escotismo nas Escolas”. Grupos de escoteiros serão montados em cinco colégios municipais, beneficiando um total de 250 crianças e jovens.

O programa será desenvolvido nas escolas Professor Amadeu Araújo, em Nova Natal; Francisca Ferreira da Silva, no Bom Pastor; Vereador José Sotero, em Igapó; Veríssimo de Melo, em Felipe Camarão; e Professor Zuza, no Dix-sept Rosado.

A prefeita Micarla de Sousa já garantiu que no próximo ano o número de escolas deverá ser ampliado e os grupos vão reunir o dobro de integrantes do programa piloto. “Sei que iremos conseguir transformar a vida de muitas crianças e jovens de nossa cidade”, ressaltou.

Ela e o secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, foram homenageados pelos escoteiros. O presidente da Regional Escoteira do RN, Carlos Roberto Pinto, os declarou membros honorários do movimento.

“Com certeza o programa será ampliado e vamos formar multiplicadores, que irão disseminar os princípios de civismo, moralidade, ética e solidariedade, que integram esse movimento”, declarou Elias Nunes.

Carlos Roberto Pinto agradeceu o apoio da Prefeitura e lembrou que há dois anos lutava, junto com nomes como o da educadora Noilde Ramalho – presidente do Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano, pela adoção do programa, que desde 2007 é promovido em escolas da rede estadual.

“A Prefeitura não está fazendo um bem apenas para os escoteiros, mas para as crianças e jovens da cidade”, declarou Carlos Pinto. Noilde Ramalho, também presente à solenidade, parabenizou o Executivo municipal: “Muito obrigada por acreditar no escotismo.”

O programa “Escotismo nas Escolas Municipais” nasceu de um projeto de lei do vereador Hermano Morais e do ex-vereador Osório Jácome. O movimento dos escoteiros, criado pelo britânico Robert Baden Powell, já possui 102 anos de história e chegou a Natal em 1917. Hoje, está em 216 países e tem mais de 200 milhões de integrantes.