A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), deu início nesta semana ao trabalho de recuperação da iluminação pública nas comunidades. O primeiro local contemplado foi a comunidade de Jardim das Flores, no bairro da Redinha, zona Norte. Até esta sexta-feira, 14 de agosto, a Semsur está executando uma grande operação no conjunto, para a troca de potência e implantação de novos pontos.

O programa de melhoria da iluminação pública das comunidades é uma orientação da prefeita da cidade, Micarla de Sousa, que tem como objetivo aproximar cada vez mais a população e o poder público. “Pensando dessa forma, decidimos começar os trabalhos com uma reunião nos conselhos comunitários, para ouvir diretamente da população quais são as principais reivindicações”, revela o secretário adjunto de Serviços Urbanos Thiago Trindade. No Jardim das Flores, a reunião foi realizada na última terça-feira (11). De acordo com o projeto, a secretaria tem o prazo de uma semana para realizar as obras de iluminação.

Segundo o presidente do conselho comunitário de Jardim das Flores, Samuel Lins, os moradores elegeram diversas prioridades. Todas as reivindicações foram vistoriadas e atendidas pela Semsur. “Uma das grandes melhorias que estamos recebendo é o ‘banho de luz’ na Rua dos Lírios, a principal via da comunidade. Todos os equipamentos do corredor serão trocados e a potência da iluminação será dobrada. É uma grande vitória para todos nós”, ressalta.

Novos postes também foram instalados e a iluminação do campo de futebol foi trocada. De acordo com o conselho comunitário, a manutenção desse equipamento esportivo estava pendente há mais de cinco anos. A Praça José Raimundo da Silva recebeu lâmpadas com potência de 400 watts e iluminação cênica. Na quadra de esportes, dos oito refletores instalados, cinco estavam com defeito e todos foram trocados. A Semsur também implantou iluminação em pontos escuros da região.

“Acreditamos que esse programa está também contribuindo para a melhoria da segurança da nossa comunidade. Estamos muito satisfeitos e já percebemos essa mudança”, disse Samuel Lins.

Paralelamente aos serviços de iluminação, uma equipe do departamento de Operações realiza pequenas obras de reparos em equipamentos públicos, como praças, canteiros, quadras, campos de futebol e outros espaços em geral.

Mais comunidades contempladas

Com a conclusão dos trabalhos no Jardim das Flores, o próximo bairro contemplado será Nova Descoberta, na zona Leste da capital. Uma equipe da Semsur, liderada pelo secretário adjunto Thiago Trindade, visitará a comunidade para conversar com os moradores e conhecer de perto as principais reivindicações e sugestões sobre iluminação, em uma reunião já agendada para próxima terça-feira (19). A equipe também contará com técnicos, que de imediato farão um levantamento in loco da rede de iluminação do bairro.