Uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), nesta quinta-feira (13), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), qualificou 100 assistentes sociais temporários para realizar o recadastramento dos participantes do Programa Bolsa Família em todo município de Natal, até o final de setembro.

“Nossa gestão é focada em gente e ninguém melhor do que os assistentes sociais para cuidar de gente”, enfatizou a prefeita Micarla de Sousa, em visita ao curso de capacitação. Ela afirmou que este é apenas um dos trabalhos a ser realizado com os assistentes temporários, que deverão ser convocados futuramente para outras tarefas.
A prefeita destacou a importância dos dados obtidos pelos assistentes, inclusive na elaboração de projetos em áreas como a de geração de empregos e renda e até mesmo de segurança pública. As informações também serão usadas na averiguação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ainda este mês, 18 mil famílias receberão visitas domiciliares dos assistentes sociais, que irão coletar dados gerais atualizados sobre o domicílio e os residentes, bem como seus documentos, situação escolar e nível de qualificação profissional. Já as 11 mil famílias em situação de irregularidade, identificadas pelo TCU, serão visitadas até 30 de setembro.

A visita à turma de assistentes sociais foi prestigiada também pelo superintendente e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, Zeca Melo e Sergio Freire, respectivamente. A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosy de Sousa destacou a importância da ação desenvolvida pela Semtas. “O Município está investindo pesado para que o Programa Bolsa Família chegue a cada vez mais pessoas. As novas contratações temporárias foram feitas para garantir que não irá haver perda do benefício.”