O novo secretário de Tributação de Natal, Carlos Guedes, terá a missão determinada pela prefeita de Natal de aumentar a arrecadação, sem, no entanto, criar novos impostos. Ele tomou posse nesta quarta-feira, às 17 horas, no salão nobre da prefeitura, separadamente dos outros secretários, que foram empossados no último dia 2, sexta-feira.

Carlos Guedes não compareceu na ocasião porque ainda cuidava dos trâmites de sua transferência de Washington, nos Estados Unidos, onde atuava no cargo de Controler do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, já há 20 anos.

Compareceram à solenidade de posse o secretário de Planejamento Augusto Carlos Viveiros, a secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Rosy de Sousa, o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcart), César Revoredo, o procurador geral do município, Bruno Macedo e o secretário adjunto de tributação, André Macedo.

“Faremos uma otimização de tudo o que for possível reduzir gastos, a inadimplências com alíquotas, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem a onerar ou criar novos impostos”, disse Carlos Guedes.

O secretário de Tributação tem uma meta estipulada, de acordo com o objetivo do secretário de planejamento, Augusto Carlos Viveiros, de aumentar a arrecadação da prefeitura de Natal este ano em pelo menos 25%. “Uma das medidas para se alcançar isso será diminuir a sonegação fiscal no município”, disse Carlos Guedes.

E ainda na manhã desta quarta-feira, Carlos Guedes recebeu em seu gabinete a visita do secretário da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Machado, que veio mostrar o resultado do seu trabalho naquele Estado. “Ele veio a convite do secretário de Planejamento e Finanças de Natal, Augusto Carlos Viveiros, nos apresentar sua experiência no governo paulista e também como ex-secretário de Tributação da cidade de São Paulo, onde reduziu a inadimplência do IPTU, de 10% para 5%”, disse Carlos Guedes.

Currículo

O novo secretário de Tributação de Natal, Carlos Guedes já atuou nos anos 70 na administração pública do Rio Grande do Norte. Ele foi o responsável pela implantação de todo sistema ICM (hoje ICMS), na época em que o atual secretário de Planejamento de Natal, Carlos Augusto Viveiros era secretário de Fazenda do Governo do Estado.