“Darei todo apoio a festa dos Santos Reis, que além de bonita, tem um significado muito especial para cidade por conta do simbolismo dos três Reis Magos”, disse a prefeita Micarla de Sousa, que participou nesta terça-feira (6), da procissão e missa de encerramento da festa. Segundo o padre Gilmar Pereira de Castro, da paróquia de Santos Reis, o evento é realizado no bairro desde 1952. “É uma celebração religiosa e de grande apelo popular que acontece há mais de 400 anos, coincidindo com a fundação da cidade de Natal”, explicou.

A procissão de Santos Reis reuniu cerca de 10 mil pessoas, que percorrem os bairros de Santos Reis, Rocas e parte da praia do Meio. Os fiéis acompanharam o carro do Corpo de Bombeiros que levou as imagens dos três Reis Magos: Melquior, Baltazar e Gaspar, além do veículo com a imagem da Sagrada Família: Maria, José e Jesus.

A missa solene de encerramento da festa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo e co-celebrada por padre Gilmar, de Santos Reis, padre Campos, do Alecrim e Monsenhor Lucas Batista.

“Nesta festa celebramos a epifania do Senhor, que é o Deus que se manifesta através dos Reis Magos, que vêm adorar o menino Jesus que nasceu como luz do mundo”, disse Dom Matias na homilia da missa, realizada pela primeira vez em um palco ao lado do santuário dos Reis Magos, na avenida presidente Café Filho. Nos anos anteriores a festa ocorreu na área de lazer da praia do Forte.

Compareceram ainda na celebração deste ano a governadora Wilma de Faria, os senadores José Agripino, Garibaldi Alves Filho, Rosalba Ciarlini, o deputado federal Felipe Maia, o presidente da Assembléia Legislativa e o deputado estadual Robinson Faria. “É uma festa que emociona por reunir fé e história, fortalecendo o amor e a fraternidade entre nós cristãos”, disse a senadora Rosalba Ciarlini.

Durante toda a caminhada a prefeita recebeu o carinho da população, que fez questão de abraçá-la. “Micarla de Sousa cumprirá sua promessa de fazer o melhor por Natal”, disse a dona de casa Rosiane Laurentino Batista.

Artesanato

Além dos fiéis que acompanham a procissão, participam da festa muitos comerciantes com barracas de comidas e objetos de artesanato que se espalham ao redor do Santuário de Santos Reis. É o caso de Maria de Lourdes da Cruz, que há oito anos vende réplicas de embarcações que ela mesma produz e que já se tornaram um símbolo da festa. O presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), César Revoredo, que também compareceu ao encerramento, em apoio ao trabalho artesanal do evento presenteou a prefeita Micarla com a réplica.

“Vivemos sob a égide dos Santos Reis, um dos mais importantes símbolos de nossa cidade, por conta de sua fundação no dia do nascimento de Jesus, dia 25 de dezembro e que já está no imaginário popular há vários anos. No caso da Funcarte, não só este evento, mas todos os outros de Natal, que tenham tradição por ser de cunho popular, com certeza terão todo nosso apoio e incentivo”, disse César Revoredo.