A partir de uma articulação liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS, Natal), o Hospital da Polícia Militar Coronel Pedro Germano reativou nesta terça–feira (30), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e a Maternidade Escola Januário Cicco – UFRN, sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI neonatal.

Segundo o secretário adjunto da SMS, Ion Andrade, a reativação é importante em virtude da dificuldade que atravessa a obstetrícia e a neonatalogia no município, o que minimiza e melhora a situação da Maternidade Escola Januário Cicco, que se encontra superlotada.

No acordo, as secretarias municipal e estadual de saúde ficam responsáveis pelos recursos humanos; o Hospital da Polícia Militar ficou responsável pela logística e a estrutura interna, e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) suprindo a necessidade de material hospitalar.

Com a reabertura os sete neonatologistas, com carga horária de 40 horas, que cumprirão as escalas no Hospital da Polícia Militar, serão de responsabilidade da SMS e da Sesap.