A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) promove desde o dia 25 deste mês de abril a 1ª Semana Internacional de Dança. O evento vai até a próxima segunda-feira (29) e é coordenado por Dimas Carlos, Diretor do Ballet Municipal e Chefe do Núcleo de Dança da Capitania das Artes. As atividades acontecem das 08h00 as 21h00 e estão concentradas na sede da Funcarte e no Pavilhão da Dança, uma estrutura montada em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão na Ribeira.

Dimas Carlos destacou que pela 1ª vez na história de Natal uma administração se preocupa em fomentar e debater políticas públicas para a dança. A organização da 1ª Semana Internacional de Dança se preocupou em convidar todas as companhias de dança existentes na cidade para participar da programação do evento. Todos os bailarinos e professores dessas companhias irão passar por uma capacitação com grandes nomes da dança no Brasil. No Pavilhão da Dança, a população pode acompanhar etapa por etapa da evolução das danças clássica, contemporânea, popular e Jazz. Além disso, todas as noites das 19h00 às 21h00 ocorrem apresentações de grupos locais com vários estilos de dança.

Algumas atividades do evento também envolvem órgãos municipais. O departamento de educação de trânsito da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob) recebeu a visita de profissionais de dança. Segundo Dimas Carlos, o objetivo dessa interinstitucionalização é levar, por meio da dança noções de respeito, cordialidade e tranquilidade a esses trabalhadores que atuam no trânsito da cidade: “ O ambiente do trânsito é muito complicado de uma maneira geral. A dança entra como um elemento positivo para que esses servidores enfrentem de uma maneira melhor situações estressantes”, disse Dimas. Os motoristas e pedestres também receberão essa noções ao longo da semana. Principalmente na segunda-feira (29) bailarinos da Funcarte irão se espalhar por várias ruas e avenidas de toda Natal para realizar esse trabalho. No campo educacional, a semana de dança também tem uma programação nas escolas públicas e privadas do município com a realização de espetáculos e oficinas.

Outro ponto de destaque da 1ª Semana Internacional de Dança envolve as oficinas de capacitação dos dançarinos e a requalificação dos professores locais. Desde essa sexta-feira (26), a bailarina Jane Dickie ministra cursos sobre Ballet clássico, Ballet avançado e Pas de deux para primeiros casais das companhias de dança da cidade. Ela é a primeira brasileira a conquistar uma vaga no Ballet Bolshoi, a tradicional companhia russa. As aulas acontecem no prédio da Fundação Cultura Capitania das Artes.

A programação do evento é extensa e dinâmica. Em paralelo as outras atividades, foram formadas mesas de debates com temas diversos. Na segunda-feira (29) Ricardo Sheir, o maior nome da dança clássica do Brasil vai participar de uma mesa com a Professora Dra. da UFRN, Karenine Porpino. Eles irão falar sobre os desafios da dança clássica na contemporaneidade.

Programação:
26 DE ABRIL – (Sexta – feira) Manhã/Tarde/Noite
Oficinas de Dança na Praça Augusto Severo - Ribeira às 08h00
Apresentações de Grupos de Dança nas 04 zonas da cidade do Natal
Apresentação da Escola de Ballet nas Escolas da rede Municipal.

27 DE ABRIL - (Sábado) 8h30
PALESTRA NA ESCOLA DE DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO
Tema: Bulimia, Anorexia e Obesidade
Palestrantes: Professoras Rosa Mendonça e Valéria Queiroz
Promovido pela EDTAM
16:30h - Apresentações do Ballet Municipal/EDTAM /Ballet Independente
Grupos e Companhias de Danças convidados/Norte Shopping/Zona Norte às 17h00

28 DE ABRIL - (Domingo) 16h00
Grupos e Companhias de Danças convidados.
Apresentações no Pavilhão da Dança na Praça Augusto Severo - Ribeira

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
29 DE ABRIL – (Segunda-feira)
Blitz da Dança - SEMOB/FUNCARTE ás 12h00
MESA REDONDA 8h30
Tema: OS DESAFIOS DA DANÇA CLÁSSICA NA CONTEMPORÂNEIDADE
Debatedores: Ricardo Schier Diretor Artístico da Cia. Pavilhão da Dança/SP
Jane Dickie Bailarina e Coreógrafa Ballet Bolshoi, Drº Edson Claro/UFRN,
Drª Karenine Porpino/UFRN
Mediador: Profº. Dimas Carlos/Chefe do Núcleo de Dança/FUNCARTE.
10h30h - Lançamento do Marco dos 40 anos do Ballet Municipal
Obra do Artista Plástico Guaraci Gabriel