Redução de gastos e equilíbrio das contas públicas. Esta foi a principal temática debatida durante a reunião da prefeita Micarla de Sousa, realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, na noite de segunda-feira, na Cidade da Esperança, com todo o seu secretariado. "Quero que todos os meus auxiliares trabalhem para reduzir ao máximo os custos em suas respectivas secretarias", determinou Micarla, estabelecendo como meta inicial uma redução nas despesas de custeio em 25%.
De acordo com as análises realizadas pelo secretário Municipal de Planejamento, Augusto Carlos Viveiros, o município possui "restos a pagar de todas as fontes" no valor de R$ 133.451.298,74 e "restos a pagar de recursos próprios" de R$ 54,580 milhões.
Augusto Viveiros fez uma explanação de como está a situação atual das contas da Prefeitura de Natal. De acordo com o secretário, para este mês de janeiro a previsão de receita do município é de R$ 54 milhões. "Destes, serão destinados para o pagamento com despesas de pessoal R$ 30 milhões, R$ 3 milhões com custeio, R$ 2,5 milhões com 13% salário, R$ 2 milhões com coleta de lixo, dívidas de 1,2 milhões e gastos com a Câmara Municipal de Natal, R$ 2,8 milhões, totalizando cerca de 45 milhões", detalhou Augusto Carlos.
O secretário de Planejamento disse ainda que em 2007 a receita da Prefeitura cresceu 10% e, em 2008, apenas 12%, reajuste considerado pequeno. "Nossa expectativa é de um crescimento de no mínimo 25% para este ano", completou. A prefeita Micarla solicitou que esta meta seja perseguida, mas sem aumento de impostos, apenas com o crescimento da arrecadação e da sua eficiência.
Uma das medidas estudadas é a venda da dívida ativa do município, que atualmente gira em torno de R$ 1 bilhão, o que gerará para os cofres públicos municipais uma receita de pelo menos R$ 150 milhões. "Já está em andamento a análise dos custos de todos os setores da prefeitura, com o objetivo de saber onde podemos reduzir custos", disse Micarla. A prefeita destacou que os investimentos já em andamento, como empréstimos com a Caixa Econômica Federal para as obras de saneamento básico do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, não serão congelados.

Micarla vai cancelar gratificações concedidas em dezembro

A prefeita Micarla de Sousa fez um apelo para que cada secretário faça a sua parte reduzindo de forma significativa despesas com suas respectivas pastas. A chefe do executivo determinou que cada secretário entregue, até o próximo dia 12 de janeiro, um relatório sobre sua pasta, detalhando a situação financeira. A partir daí serão adotadas as medidas urgentes de cortes de gastos.
Aos secretários de Planejamento, Augusto Carlos, e de Administração, Roberto Lima, ela pediu um levantamento das gratificações concedidas no último mês de dezembro, no encerramento da gestão que antecedeu a sua. A prefeita deverá suspender todas as gratificações que foram emitidas no "apagar das luzes" da administração anterior.

Missão da Prefeitura é anunciada ao secretariado

Durante a reunião, o secretário de Administração, Roberto Lima, apresentou a missão da Prefeitura de Natal, que ficou assim definida: "Nossa missão é servir com excelência, ética e eficiência, contando com servidores competentes valorizados, primando todos pelo respeito ao cidadão e ao meio ambiente, contribuindo para fazer de Natal uma cidade cada vez mais humana, socialmente mais justa, solidária e sustentável, com a melhor qualidade de vida para toda população".
"Para realizar essa missão faremos um trabalho integrado entre todos os setores da prefeitura", afirmou Roberto. Ele explicou também que a missão será colocada em prática através da definição de metas geral e específica em cada setor. "Todos os resultados alcançados serão avaliados para saber se os objetivos foram alcançados", disse.
Ao final do encontro Micarla cobrou um empenho total de toda sua equipe. "Serei uma gerente, que estarei observando o desempenho de vocês em cada um dos seus setores. Natal me elegeu e eu os escolhi. Juntos temos a obrigação de fazer essa cidade melhor, de realizar uma administração diferente", cobrou.