Funcarte lança sete editais de incentivo à cultura em maio

Em maio será dado o pontapé inicial para o incremento de diferentes áreas da cultura natalense. É que a Prefeitura de Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), lançará sete editais de apoio à cultura somente esse mês. Os incentivos serão divulgados pela prefeita Micarla de Sousa durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Natal, que acontece nos dias 19 e 20 de maio.

Serão lançados o Auxílio Pauta, o Prêmio Manoel Marinheiro de Cultura Popular, o Auxílio Fomento, o Auxílio Difusão, o Cine Cordel, o Edital de Dramaturgia “Auto de Natal 2009”, além da eleição do Conselho Municipal de Cultura. Serão cinco selecionados por edital, cada um contemplado com valores entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, exceto o Auxílio Difusão. Todas as inscrições podem ser feitas na Capitania das Artes.

Auxílio Pauta:
Com o objetivo de estimular temporadas nos teatros da cidade, o edital irá premiar cinco grupos, cada qual com direito a quatro pautas. Estão aptos a participar os espetáculos que já estrearam ou que estão em fase de finalização (pré estreia). As inscrições acontecem de 25 de maio a 19 de junho, e o resultado será divulgado em 1 de julho.

Prêmio Manoel Mineiro de Cultura Popular:
O prêmio será dado por mérito a grupos ou instituições que realizem manifestações culturais de natureza material ou imaterial por meio de manifestações típicas, produtos ou projetos. As entidades culturais devem relatar suas histórias enquanto perpetuadoras da cultura popular. As inscrições vão de 01 a 24 de julho de 2009, com resultado em 22 de agosto de 2009.

Auxílio Fomento:
Exclusivo para estabelecimentos de pequeno porte que promovem constantes programações culturais. As inscrições ocorrem de 01 a 25 de setembro, e o resultado sai dia 15 de outubro.

Auxílio Difusão:
Ajuda na divulgação de eventos e projetos tanto em mídias impressas (cartazes, banners, folders, panfletos) quanto eletrônicas (blogs, sites, postagens), bem como oferece assessoria de imprensa. Os projetos a ser contemplados com R$ 2 mil precisam estar em fase final de conclusão e/ou lançamento. Inscrições de 15 de junho a 10 de julho, com resultado em 27 de julho.

Cine Cordel:
Edital de audiovisual que premiará cinco roteiros para vídeos adaptados de cordéis. Os cordelistas que tiveram suas obras adaptadas também receberão o prêmio. O intuito do Cine Cordel é unir a linguagem popular tradicional às novas linguagens tecnológicas. As inscrições podem ser feitas de 01 de junho a 10 de julho, e o resultado sai dia 22 de agosto.

Eleição do Conselho Municipal de Cultura:
De grande importância para a cultura da cidade, o Conselho Municipal de Cultura, a ser eleito durante a III Conferência Municipal de Cultura (20/04), irá gerenciar o novo Plano Municipal de Cultura, elaborado pela Prefeitura através da Funcarte. As inscrições para participar do conselho acontecem de 11 a 18 de maio.

Edital de Dramaturgia “Auto de Natal 2009”
O edital selecionará o texto para o espetáculo Auto de Natal, inserido no Ciclo Natalino elaborado pela Prefeitura através da Capitania das Artes. O prazo para inscrição do texto — que deve contar a história do nascimento de Jesus Cristo livremente adaptada — vai de 15 de junho a 10 de julho. O resultado será divulgado dia 3 de agosto.