Secretária de Educação é palestrante da ExpoEduc 2023


Secretária de Educação é palestrante da ExpoEduc 2023
Foto: Manoel Barbosa / SME

A Rede Municipal de Educação de Natal está participando do Maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste (EpoEduc 2023), que tem como objetivo inserir na roda de conversa assuntos de maior relevância do contexto educacional, trazendo, em cada edição, os nomes que mais contribuem para o desenvolvimento desse mercado. O evento iniciou na tarde desta quinta-feira (27) e segue nesta quinta (28) e sexta (29), no Centro de Convenções de Natal. Já no primeiro dia, a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, ministrou a palestra "Desafios e perspectivas da gestão pública no Brasil".
 
Conferiram a palestra gestores da Rede Municipal, assessores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal), além dos educadores de todo o Brasil. Na ocasião, a professora Cristina Diniz dividiu a mesa temática com a   ex-secretária de Educação de Balneário Camboriú/SC e diretora da Undime de Santa Catarina, Rosangela Borba. A mediação ficou com o professor Alexandre Soares/RN.
 
Com um tema bastante relevante e atual na educação, a professora Cristina Diniz afirmou que os gestores públicos são responsáveis por planejar, implementar, acompanhar e avaliar políticas públicas e programas de governo, visando atender às demandas e necessidades da sociedade, na busca de melhoria da qualidade de vida da comunidade. "A importância da educação nestas políticas públicas é dada em diversas formas. Acontece um acompanhamento da Secretaria, mas também existe uma autonomia financeira e pedagógica e de normas das unidades de ensino para que possam realizar o seu trabalho com as necessidades inerentes àquela comunidade que a escola está situada", reforçou.  
  
Entre os diversos pontos abordados como, gestão pública na educação, políticas públicas, autonomia das unidades de ensino, formação de diretores, assessoramento, centro de diálogo escolar e justiça restaurativa, as perspectivas dos caminhos trilhados para uma gestão pública mais eficiente e os desafios, a titular da SME-Natal ressaltou sobre a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino.
 
"Natal é referência nacional em eleições diretas para diretor, nas unidades de ensino, sendo a única capital do país com o processo de eleição conquistado e mantido sem interrupção desde 1987. A eleição de forma democrática acontece no município há mais de 35 anos, mesmo antes da constituição e só vem se tornando mais forte e trazendo para outras capitais e municípios como exemplo, a nossa forma de fazer a gestão das nossas escolas e centros municipais de Educação Infantil", destacou a professora Cristina Diniz. A secretária também apresentou os dados da Rede Municipal de Ensino de Natal.
 
A diretora administrativa do CMEI Maria Lucila Alves de Carvalho, Acsa Pereira Miranda da Silva, falou da importância da participação no evento. "Recebemos informações e podemos adquirir experiências para o exercício da nossa função como gestores. Estamos participando justamente de uma sala direcionada para gestores. Foram abordados vários temas, como o exemplo de Sobral, em que foi compartilhado com a gestão como eles avançaram nos índices de desenvolvimento da educação da cidade. Já na palestra da secretária de Educação de Natal, ela mostrou como é que vem acontecendo,  nosso trabalho, que é a gestão democrática, desenvolvida na nossa capital".
 
O CEO da ExpoEduc, Crislan Viana, ressaltou a participação de um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino. "Essa participação foi crescendo, sempre nós temos um número bastante significativo, mas não tanto como esse ano, tivemos um apoio da Prefeitura Municipal do Natal. E pensando em tudo que já foi feito nessa parte pública, nós criamos um  espaço específico para a gestão pública, isso também atraiu bastante o público para esse evento.  Temos um número muito expressivo, e é muito importante que a rede pública busque também esses eventos, e busquem essa capacitação, para estarem levando uma prática pedagógica, uma inovação, para poder trabalhar dentro da sua realidade em cada escola".  

Na manhã desta sexta-feira (28), a assessora pedagógica da SME-Natal, a professora Mona Lisa Dantas, vai ministrar a palestra "Os elementos invisíveis de uma comunicação poderosa: construindo uma cultura de paz a partir da escola" e deixou sua mensagem sobre o evento. "O mundo se encontra em tanta transformação e vim para um evento como este significa a possibilidade de renovar o desejo de fazer o melhor dentro da sala de aula, de oferecer para os estudantes o melhor da nossa essência para que eles evoluam. Aqui nos conhecemos outras pessoas, outros fazeres, e juntando tudo isso e levando para a sala de aula fica muito maravilhoso". 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389