SOS Idoso promove palestra no Bairro Nordeste

O programa SOS Idoso, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizou nesta quarta (6), às 9h, na garagem da empresa de ônibus Guanabara, a palestra "A importância do respeito ao Idoso”. O evento é destinado a 40 cobradores e motoristas de ônibus e tem como objetivo conscientizar os profissionais da área do transporte público.

Na próxima quinta-feira (07), no mesmo horário, os trabalhos seguem com palestra sobre o Estatuto do Idoso, na unidade de saúde da família do bairro Nordeste, zona oeste de Natal. A ação será ministrada pelas assistentes sociais do programa, e é voltada principalmente ao grupo de idosos usuários da unidade, que somam aproximadamente 80 membros.

Segundo a coordenadora do programa, Joela dos Santos, o principal objetivo da palestra é divulgar maciçamente os direitos garantidos por constituição a esse segmento da população através do Estatuto do Idoso. “Realizamos diversas palestras em clubes de mães, escolas, associações, onde formos requisitados. É importante divulgar o Estatuto em todos os âmbitos, para que tanto a criança quanto o adolescente, e mesmo o próprio idoso, estejam cientes do conteúdo, e que acima de tudo pratiquem o que é garantido por lei”, ressalta a coordenadora.

O SOS Idoso é um canal de recebimento de denúncias, feitas através do Disque Denúncia 0800 84 1021, onde as situações de violação dos direitos do idoso são apuradas e acompanhadas pela equipe. O resultado,é o amparo e a segurança do bem-estar dos cidadãos da terceira idade. Casos de maus-tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público-alvo atendido pelo programa. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas, que fica Avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado.