Vacina Meningocócica conjugada segue disponível para jovens de 13 a 19 anos até o fim de julho


Vacina Meningocócica conjugada segue disponível para jovens de 13 a 19 anos até o fim de julho
Arte: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), por meio do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, do Departamento de Vigilância em Saúde, continua com a ampliação da oferta da vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) para adolescentes não vacinados com idade entre 13 e 19 anos até o fim do mês de julho.

“Essa ampliação ocorre em virtude do risco de novos surtos, já que é uma doença de fácil transmissão. O Ministério da Saúde juntamente com os estados entraram em acordo para fazer essa ampliação até o final do mês, devido ao estoque do imunizante e ao risco de novos surtos de infecção por doenças virais”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A vacina Meningocócica ACWY (Conjugada), protege contra o tipo de meningite meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Sendo uma vacina em dose única, ela faz parte do calendário da criança e do adolescente na faixa etária de onze aos doze anos, mas até o final do mês está sendo ampliada para o novo público.

Veruska reforça que a ampliação para o público foi escolhida em virtude de sua presença em áreas de grande fluxo de pessoas, o que pode contribuir para a transmissão dos vírus. “O público de treze a dezenove tem grande circulação em shoppings, shows, cinemas, e escolas, por exemplo. Muitos já passaram pela faixa etária preconizada e não tinham tido oportunidade de buscar essa vacina, então essa é mais uma chance para que esses jovens procurem uma das nossas Unidades de Saúde ou um dos pontos extra, para receber a dose do imunizante e se proteger contra a meningite”.

A meningite é uma inflamação que acontece nas meninges, membranas que envolvem o cérebro, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Vacinação

A vacinas Meningocócica ACWY está disponíveis em todas as unidades de saúde do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras dos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, de segunda à sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

A SMS Natal reforça ainda que os pontos contam com todos os imunizantes de rotina e de campanha, como a vacina contra COVID-19 adulto e infantil, Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola); VOP/VIP (Poliomielite); ACWY (meningites) 11 a 19 anos; Meningo C (meningite); Pentavalente (pneumonias); Hepatite A, Hepatite B, Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites); Antitetânica; Tríplice Bacteriana (DTP); Febre Amarela (FA) e Influenza.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389