Parque da Cidade abre trilha natural para visitação no Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Kívia Pandolphi/Semurb

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente de Natal, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte abriu ao público uma de suas trilhas naturais para visitação, nessa segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O público que fez o agendamento para a atividade pode percorrer a Trilha Bromélia, parte da trilha pavimentada e se encantar com a contemplação da natureza.

O visitante que participa das trilhas tem, com o auxílio dos colaboradores do Parque, a oportunidade de conhecer de perto toda a beleza e importância do ecossistema dunar, sua geologia, a fauna e a flora da unidade de conservação municipal. Durante a caminhada, os visitantes receberam a visita de duas corujas buraqueiras e contemplaram uma bonita tarde ensolarada.

O passeio foi aberto pelo tecnólogo ambiental, Uilton Magno, que falou um pouco sobre a história da unidade de conservação e as regras do local. Segundo ele o objetivo básico do local é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, sendo o Parque, portanto, um espaço de contemplação, recreação, prática de esportes em contato com a natureza, de pesquisa científica e educação ambiental.

“ O Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte é a primeira Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Município de Natal e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, reconhecido mundialmente. A obra foi iniciada no final do ano de 2006 e inaugurada em 21 de julho de 2008”, disse.

Em seguida, o passeio foi conduzido pelo guia do Setor de Manejo Ambiental do Parque, Cristiano Pereira. “ O parque tem cinco trilhas naturais abertas ao público: Trilha Bromélia, do Préa, Embaúba, Vanilla e Trilha do Horto, que começam com cerca de 300 metros de percurso e seguem até 4800 metros de extensão. Portanto, podem ser feitas a depender do público inscrito por pessoas de todas as idades”, comenta.

Esse turismo ecológico é uma das formas de utilização do parque, que reverte em benefícios para a população da cidade, promovendo a conscientização ambiental do visitante e, ao mesmo tempo, não agride o ecossistema da região.

O Parque da Cidade abriga em média mais de 370 espécies entre plantas e animais. No local, podem ser encontradas espécies endêmicas raras e algumas regionalmente ameaçadas de extinção, como o Lagartinho-de-folhiço (Coleodactylus natalensis) e a Orquídea Catleia (Cattlleya granulosa).

Agendamentos

As trilhas Naturais do Parque são espaços de grande relevância para atividades de contato com a natureza, sensibilização, educação ambiental e conhecimento. Nelas os visitantes tem a oportunidade de adentrar a mata e conhecer locais ainda desconhecidos pela maioria da população, onde se é possível observar a imensa diversidade de fauna e flora que habita no Parque.

Todas elas funcionam com a ajuda de guias especializados e da guarda municipal ambiental. Por ser uma unidade de conservação, o Parque possui regras para a prática de algumas atividades. As trilhas naturais devem ser agendadas, elas acontecem sempre aos sábados às 7h.

Grupos com no mínimo sete pessoas e no máximo 20 devem procurar a administração do parque para agendar a visita ou pelo site https://parquedacidade.natal.rn.gov.br/internas/agendamentos.

A confirmação do agendamento é feito pelo e-mail informado. è necessário chegar a recepção do Parque, no mínimo 15 minutos antes do horário informado para se iniciar a trilha.

Realização

A Semana do Meio Ambiente de Natal foi realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e Água Cristalina.