Projeto Natal Limpa e Sustentável já arrecadou mais de 35 toneladas de lixo eletrônico

Foto: Alex Régis / Redação: Secom

Todos os anos, a evolução tecnológica cresce de forma exponencial no Brasil e no mundo, e tendo em vista a demanda por descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos, a Prefeitura de Natal, através da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, criou o Projeto Natal Limpa e Sustentável, que incentiva a população ao descarte correto do lixo eletroeletrônico. O projeto já arrecadou, até maio deste ano, mais de 35 toneladas de resíduo eletrônico, o que corresponde a mais de 5.800 árvores absorvendo gás carbônico da atmosfera e reequilibrando o meio ambiente.

Esses resíduos são coletados através da Urbana em parceria com duas empresas: a Natal Reciclagem e a Circular Brain. São elas que fazem a produção dos coletores de eletroeletrônicos e a destinação correta do material. A Urbana, está em fase de renovação do termo de cooperação com a Circular Brain e a Natal Reciclagem Ltda para continuação do projeto.

Segundo a diretora de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Julyana Ramalho, os equipamentos eletroeletrônicos descartados no lixo comum ou em áreas indevidas, diminuem o tempo de vida de aterros sanitários, liberam substâncias químicas presentes em seus componentes, que penetram no solo e nos lençóis freáticos, contaminando plantas e animais através da água, podendo contaminar a população.  “Quando o descarte é feito no coletor de eletrônicos, a Natal Reciclagem destina o resíduo de volta para a indústria, e a Circular Brain faz a rastreabilidade e gestão do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos”, explicou.

Atualmente a capital potiguar possui treze pontos de coleta de lixo eletroeletrônico. São eles: Partage Norte Shopping, Midway Mall, Shopping10, Natal Shopping, Praia Shopping, CCAB Sul, IFRN Central, SEMURB, PGM, SEMTAS, loja Natal Original, Rede Mais Planalto e UNI-RN.

Nos dias 1° e 5 de junho, o projeto realiza ações de conscientização como também a coleta de resíduos eletrônicos no Drive Thru no estacionamento coberto do Partage Norte Shopping, que acontece das 10h às 13h do dia 1°e no dia 5 de junho no Drive Thru no CCAB Sul, das 9h às 12h.

O projeto oferece três formas de destinação do resíduo: por deposição em um dos treze coletores públicos ou por requerimento de coleta domiciliar, que pode ser realizado pelo Ecozap (9.9966-4010), ou pelo site www.natallimpaesustentavel.com.br e é gratuito e a empresa recolhe em até 72h.

PROJETO NATAL LIMPA E SUSTENTÁVEL

Pontos de coleta de lixo eletroeletrônico
- Shopping Midway Mall
- Câmara Municipal de Natal