Mais de 300 novas mudas serão plantadas em Natal durante semana do meio Ambiente

Foto: Divulgação/Semub

Durante a programação da Semana de Meio Ambiente 2023, que começa na próxima quinta-feira (1º/06) e segue até a segunda (05/06), serão realizados plantios importantes com objetivo de aumentar a camada verde da cidade. Serão mais de 300 novas mudas distribuídas em Natal.

Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, o evento já na sua abertura promove o primeiro plantio simbólico, no Bosque das Mangueiras, a partir das 9h30, com a participação do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, do titular de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita e autoridades convidadas.

O ato simboliza a compensação ambiental pela emissão de gases do efeito estufa enquanto Natal recebeu o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, em abril deste ano. Na ocasião foi entregue ao prefeito o selo CO2 Free, pela ONG Novo Olhar Sustentabilidade, atestando que a cidade compensaria as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das operações administrativas do Encontro com o plantio de 30 novas árvores pela emissão de 4.2 toneladas de gases.

Os plantios seguem nos próximos dias de evento na margem direita do Rio Pitimbú no sábado (3/06). E nas áreas de calçadas já concluídas da Av. Amintas Barros, Rua Jaguarari e também na São José a partir da segunda-feira (5/06).

Pela manhã, no sábado, a partir das 7h30 acontece o plantio de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbu, com apoio do Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade. A ação visa ajudar na reestruturação do ecossistema local que é alvo constante de queimadas.

Já na segunda-feira (5), de 7h às 10h, se inicia o plantio de cerca de 100 mudas nas áreas de calçadas reestruturadas. As mudas serão plantadas pelo Projeto Planta Natal associada à ação de padronização das calçadas realizada pela Prefeitura desde janeiro deste ano, sendo a primeira ação na parte concluída da Av. Amintas Barros para tornar os novos espaços completamente arborizados.

O objetivo dos plantios nessas áreas urbanas é melhorar os aspectos da arborização com vistas a uma melhor percepção do ambiente, pois a simples presença de árvores nestes locais terá uma importância educacional ambiental e paisagística, agregando valores estéticos à qualidade destes espaços.

Programação

Na programação de abertura da Semana do Meio Ambiente no dia (1/06) acontece feira de orgânicos das 8h às 17h, no Bosque das Mangueiras. E ainda, oficinas de horta orgânica, trilha guiada e oficinas de leitura para o público infantil das 8h às 10h. Além de oficina de compostagem para adultos, às 15h e de horta orgânica às 16h, também para adultos.

Em paralelo à abertura será realizado drive-thru para recebimento de lixo eletrônico, no Partage Norte Shopping, das 9h às 12h, ação importante de fomento ao descarte desse material de maneira apropriada.

Confira programação completa AQUI.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.