Unidade de Vigilância de Zoonoses faz desratização e ações educativas na orla de Natal


Unidade de Vigilância de Zoonoses faz desratização e ações educativas na orla de Natal
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde inicia novo ciclo de desratização e ações educativas nas praias urbanas do município de Natal. As ações de controle de roedores são executadas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) no âmbito da Vigilância da Leptospirose.

Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (16) e seguem até a terça-feira (31). Um reforço nas iscagens ocorre a cada 15 dias depois da primeira visita. As praias de Ponta Negra, Areia Preta,  Praia dos Artistas,  Praia do Meio, Praia do Forte  e as ruas do entorno da orla serão contempladas.

As iscas são colocadas em locais estratégicos, fora do alcance dos banhistas e não entram em contato com a água ou a areia. 

O descarte correto dos resíduos, não deixar restos de alimentos nas areias, calçadões ou ruas e manter a higiene dos estabelecimentos, são práticas essenciais para o controle de roedores nos espaços públicos e consequentemente para a prevenção da Leptospirose. 

De acordo com o chefe da UVZ,  Jan Pierre Araújo,  além das desratizações, as ações de educação em saúde são executadas com o objetivo de conscientizar moradores, turistas e comerciantes quanto às boas práticas nas orlas.  “Recomendamos aos frequentadores das praias fazer o descarte correto dos resíduos, não deixar restos de alimentos nas areias, calçadões ou ruas e manter a higiene dos estabelecimentos são práticas essenciais para o controle de roedores nos espaços públicos e consequentemente para a prevenção da Leptospirose”. 

Leptospirose

É uma infecção febril aguda causada por bactérias que infectam principalmente roedores e são liberadas no ambiente por meio da urina destes, podendo contaminar águas de rios, lagoas e poças. Quanto à presença desses micro-organismos em água salgada, os estudos são poucos e indicam que sua vida em águas salinas dura menos de 24 horas.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389