Escola M. Prof. Amadeu Araújo promove ação de empreendedorismo com apoio do Sebrae-RN


Escola M. Prof. Amadeu Araújo promove ação de empreendedorismo com apoio do Sebrae-RN
Foto: Natalia Nunes/SME

A Escola Municipal Professor Amadeu Araújo promoveu o “Empreende Amadeu”, uma feira de pequenos negócios, projetados e desenvolvidos por grupos de estudantes, orientados pelos professores, parceiros da empresa do bairro “Mais cursos” e também com a ajuda do projeto ALI/ SEBRAE. A feira aconteceu na tarde da última sexta-feira (13) na sede da escola, situada no Conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul, e contemplou toda a comunidade escolar.   


Os projetos foram elaborados pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com a exposição em estandes, divididos em três tipos: “diversidades” que ficou com as turmas do 7º ano, “inovação” com as turmas de 8º ano e a feira gastronômica com os alunos do 9º ano. O público pôde adquirir os produtos expostos e também aprender sobre empreendedorismo, além de ajudar na avaliação final dos projetos. Como explicou o professor de História da escola, Paulo Sérgio da Silva “na entrada do evento entregamos a nossa própria moeda fictícia para os visitantes, dessa forma eles podem deixar essas moedas nos estandes que eles mais gostaram, “investindo” naquele projeto. O estande com mais investimento vai ser melhor avaliado pela comunidade, mas esses alunos também precisarão da boa avaliação dos professores para se tornar o primeiro colocado. Aquele que ficar em primeiro será premiado pela escola”, disse.


A gestora administrativa Adriana Rocha de Souza ressaltou que o projeto é um formato de feira de conhecimento, sem o desperdício de papel, colocando o aluno como protagonista da aprendizagem e ainda oportunizando a ter a própria renda. “A ideia surgiu do professor de História e toda a equipe da escola abraçou a proposta. Todo o dinheiro arrecadado na feira gastronômica será destinado para a colação de grau dos nossos alunos”, afirmou.  


O estudante do 8º ano, Samuel Jadson da Costa Neto, de 17 anos, contou que de início achou a ideia complicada, mas com o passar do tempo e ajuda dos professores, observou que era interessante e bem legal o projeto em si. “Como é um projeto de feira de empreendedorismo, conseguimos ter mais ou menos base de como ampliar o nosso negócio, pequenos e grandes negócios e até ter um pouco de educação financeira, como organizar nosso dinheiro”, resumiu o estudante.


A agente de inovação do Projeto ALI (Sebrae- RN), Leila Maranhão, comentou que chega até a E. M. Professor Amadeu Araújo como parceiro nesse projeto. “A ideia do projeto ALI é fazer um diagnóstico junto com a gestão, em quais aspectos a escola inova, se na parte pedagógica, quais as inovações que existe ou se não existe na parte de gestão, na metodologias, a partir desse diagnóstico, a gente levanta  que ações poderiam ser feitas para solucionar algumas fragilidades que foram identificadas nesse diagnóstico, uma delas foi o professor, um dos professores já tinha essa ideia da educação empreendedora e da experiência  que ele tinha em outra instituição de feira de empreendedorismo com adolescentes”, explicou Leila Maranhão. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389