II Mostra de Conhecimentos acontece na Escola Municipal Monsenhor José A. Landim

Foto: Felipe Dantas/SME

“Mudança de Mindset” é o tema que norteia a mostra cultural da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim que acontece nesta quarta-feira (28), contando com apresentações e exposições nas salas da escola, nos períodos da manhã e tarde. O momento possui como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a comunidade escolar, que inclui professores, pais e responsáveis, além dos demais estudantes, sobre variadas temáticas. A unidade de ensino atende 575 alunos matriculados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental está localizada no bairro Potengi.

Atuando como professora de Ensino Religioso, Janaína Magalhães, contou sobre o tema que foi exercitado em conjunto aos alunos. “Trabalhamos sobre a cultura de paz. Na nossa vida contemporânea, precisamos resgatar dentro da nossa escola e dentro das famílias, essa cultura de paz, que envolve o respeito, o senso de responsabilidade, igualdade e empatia pelo mais próximo. Esse projeto já é exercitado ao redor do ensino da disciplina, ao longo do ano, e hoje é a finalização desse aspecto, com a apresentação deles”, disse.

Alice Rosa da Silva Melo, tem 13 anos e é aluna matriculada no 8º ano, a adolescente ficou responsável por dialogar sobre a fome e pontuar curiosidades sobre a condição, visando conscientizar os demais estudantes. “No meu grupo não vamos só falar até você cansar, no meu grupo, buscamos conversar como se fôssemos amigos. Fizemos pesquisas e estudamos o mapa sócio econômico do mundo e hoje nesta apresentação, eu estou buscando detalhar essas características. Que as outras pessoas entendam conceitos como países desenvolvidos, subdesenvolvidos e como o jogo político influencia a distribuição de riqueza. Todos têm que ter consciência do nosso papel na sociedade, para entender porque problemas como a fome acontecem”, relatou.

Alice Cristina Santos, tem 12 anos é aluna matriculada no 6º ano. A estudante também comentou sobre o seu projeto e o que achou de participar da mostra cultural escolar. "Estamos nos apresentando sobre memórias escritas e sobre afeto. O tema geral é o nosso lugar, onde nos sentimos confortáveis e a relevância do nosso passado. Gostei bastante de produzir essas cartinhas e ver as pessoas visitando a sala, lendo e se sentindo positivas”, ponderou.

A diretora administrativa, Rafaela Costa Miranda, explicou a relevância de um evento como esse para a comunidade escolar e o desenvolvimento dos estudantes envolvidos. “É tudo que produzimos ao longo do ano, tanto na parte emocional, quanto pedagógica.  Cada sala trata de uma temática que foi mostrada e desenvolvida durante o ano todo. A escolha do tema de mudança de mindset, foi justamente de proporcionar uma mudança de cabeça neles, e esse evento contribui de forma ativa para isso”, salientou.