Unidades de Ensino reforçam tradição nordestina com arraiás julinos

Foto: SME

O movimento festivo em torno das comemorações ao período de grande importância cultural para o povo do Nordeste continua nas unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. As festividades juninas e julinas animam os Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental. Neste sábado (16), as festividades aconteceram nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Elizabeth Teotônio de F. Melo, Professor José Carlos Bezerra de Jesus Filho, Kátia Fagundes Garcia, Professora Maria Salete Alves Bila, Professora Maria Ilka Soares da Silva, Professora Antônia Fernanda Jalles e Paulina Engrácia Mariz de Faria e as Escolas Municipais São Francisco de Assis e Monsenhor José Alves Landim, todas promovendo integração entre alunos, professores e comunidade escolar.

Na direção pedagógica do CMEI Professora Elizabeth Teotônio de F. Melo o arraial foi organizado a partir do projeto literário e buscou trabalhar justamente os temas das músicas nordestinas, trazendo a cultura da região. Cada sala de aula ficou responsável por organizar o mural de acordo com o enredo da música. “A importância dessa festa junina é justamente agregar a família e escola, porque estamos inseridos aqui na comunidade e a intenção é fazer essa junção de que nós somos um ambiente escolar único,” pontuou a gestora pedagógica Emília Isaias de Melo. A unidade de ensino atende 120 crianças de três a cinco anos de idade e está localizada na Redinha.

Na festa junina do CMEI Professor José Carlos Bezerra, a coordenadora pedagógica Cristiane Andrade de F. Moraes Cavalcante, comentou que a programação foi pensada para promover danças e apresentações das turmas, desfile para escolha da Rainha e Rei do Milho, sorteio de balaio junino e muita comida típica, brincadeiras e pescaria. “A importância dessa festa é reunir as família com a escola, para que elas participem dos momentos com os filhos no ambiente escolar,” disse Cavalcante.

De acordo com o diretor administrativo Paulo Henrique Silva de Araújo Menezes, o arraial retomou depois de dois anos sem poder fazer eventos escolares, devido a pandemia e o tema foi voltado para a Festa da Colheita. “Essa festa junina apresenta essa alegria, comunhão, muita participação dos pais e familiares e são 10 turmas com apresentações acompanhadas pelos professores. Vai ter o sorteio do balaio, onde tudo foi doado pelos funcionários e pais, que serve para arrecadação de fundos. Tudo foi doação aqui para ter esse momento e essa festa bem participativa”, ressaltou Menezes.