Merendeiras e Auxiliares de Cozinha participam de capacitação sobre manipulação de alimentos

Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou durante toda esta quarta-feira (29), a VI Capacitação de Manipuladores de Alimentos, reunindo todas as merendeiras e auxiliares de cozinha que atuam nas 146 unidades de ensino da Rede Municipal. A formação aconteceu por meio da plataforma Google Meet e foi organizada pelo Setor de Alimentação Escolar.

Entre os objetivos da capacitação com o tema “Boas práticas na manipulação de alimentos” se destacaram as recomendações para buscar a melhor maneira de agir para que a alimentação escolar seja preparada de forma garantida, nutricionalmente adequada e com os padrões higiênicos sanitários como determina a legislação. A Rede Municipal de Ensino conta com 270 merendeiras e 360 auxiliares de cozinha. O quantitativo de profissionais por unidade de ensino depende do número de alunos matriculados, podendo ser duas merendeiras e três auxiliares ou uma merendeira e duas auxiliares de cozinha.

Na abertura, o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Souza Neto, comentou que este é um momento de aprender mais com as nutricionistas para obter informações atualizadas, como processar, proceder e até como agir. “Falo muito que cada atividade que o manipulador de alimentos faz, tem que ter a sua humanização, ou seja, uma pitadinha de amor, de atenção, e desta forma, que todos os participantes aproveitem essas novas metodologias que o Departamento de Gestão Escolar e o Setor de Alimentação Escolar relacionam como cuidados essenciais”, disse.

A nutricionista da SME-Natal, Daliana Ludmilla Souza de Macedo, apontou durante a formação as atribuições do nutricionista, o papel do manipulador de alimentos na escola, atribuições e higiene pessoal do manipulador e como o cardápio deve ser disponibilizado na semana. “Os cardápios devem suprir as necessidades nutricionais e a alimentação escolar tem que ser levemente sem sal, de acordo com as recomendações. Deve ser oferecido pelo menos três porções de frutas e hortaliças por semana, porque é uma atividade educativa”, considerou Daliana de Macedo.

A nutricionista também reforçou que os objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência em sala de aula, contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes, incluindo a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Bastante atenta estava a merendeira da Escola Municipal João XXIII, Inês Soares Bezerra, que atua há 10 anos na Rede Municipal. “Acho muito importante ter esse tipo de formação com as nutricionistas. A equipe sempre escolhe o melhor cardápio para os alunos, e dando um treinamento adequado para melhoria da merenda escolar, buscando sempre repassar mais conhecimentos para as merendeiras e auxiliares”. A Escola M. João XXIII está situada no bairro Alecrim.
A merendeira Shirlane Soares, do CMEI Professor José Carlos Bezerra de Jesus Filho, localizado no bairro de Igapó, disse que gostou muito da formação e que já faz algumas práticas recomendadas pelo Setor de Alimentação Escolar. “Eu coloco todos os dias pratos, copos e talheres de molho com água sanitária e já ponho em prática tudo o que foi aconselhado para manter a limpeza, justamente para facilitar meu trabalho”, declarou.