Ambientalistas visitam Semurb para discutir problemas comunitários

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) recebeu na manhã desta quinta-feira (30), a visita de ambientalistas da cidade para discutir sobre a invasão dos espaços públicos na comunidade de Morro Branco.

Durante o encontro com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, os ambientalistas ligados à Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan) e ao Núcleo Ecológico de Morro Branco (Nemb) explicaram sobre o avanço do número de invasões em espaços públicos - como calçadas, canteiros e praças – e o prejuízo que essas ações causam à população.

“O próprio nome já diz. O espaço é de todos e precisamos retomar a consciência e o respeito ao meio ambiente”, afirmou Francisco Iglesias, presidente da Aspoan.

Em meio às discussões, que abordaram desde problemas comunitários até questões relacionadas ao rio Pitimbu, foi entregue ao secretário um documento com informações de cunho ambiental sobre as regiões de Morro Branco, Ponta Negra, bem como sugestões de trabalhos educativos e parcerias que as entidades podem desenvolver junto à secretaria.

De acordo com Edson Costa, do Nemb, e Antônio Morachi, também da Aspoan, as ações sugeridas no documento são inspiradas em programas da própria Prefeitura, como o Adote o Verde e o Programa de Arborização, projetos respectivamente desenvolvidas pela SEMSUR e SEMURB e preveem uma maior integração entre poder público e a população.

Para Kalazans Bezerra, a sociedade é uma extensão da secretaria, e nada melhor do que parcerias com órgãos interessados na preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, para que a cidade cresça e se desenvolva de maneira ordenada.