Secretárias visitam projetos sociais em SP e Curitiba


Secretárias visitam projetos sociais em SP e Curitiba

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, viaja hoje para São Paulo com o objetivo de conhecer novos programas e experiências de sucesso na área social de atendimento aos idosos, crianças e adolescentes.

A titular da Semtas visitará o Programa Social Gotas de Flor com Amor, ONG criada em 1992, nascida nas ruas, fruto do trabalho desenvolvido pela psicóloga Denise Robles. Funcionando há quase 17 anos, o programa atende 350 crianças e jovens de 5 a 18 anos e conta com cinco unidades em plena atividade, estando outras três em fase de planejamento.

A ONG tem como objetivo promover o desenvolvimento integral, pessoal e social de crianças, adolescentes e suas famílias, moradores em situação de risco, em favelas e comunidades carentes, por meio de ações nas áreas sócio-educacional, cultural, ambiental, de geração de renda, profissionalizante e saúde tradicional e alternativa.

A escolha da secretária pela visita à Gotas de Flor deve-se ao fato da mesma ser considerada pioneira no trabalho voluntário, desenvolver parcerias com vários instituições de renome, além de ter sido, entre os 686 participantes do Itaú Unicef, uma das 30 finalistas. A secretária acredita poder trocar experiências com a idealizadora do Programa, Denise Robles, com quem irá se encontrar pessoalmente.

Com a finalidade de conhecer projetos sociais bem sucedidos voltados para os idosos, a secretária adjunta de Assistência Social, Manuela Costa, também visitará programas voltados para esse público. Primeiro em Curitiba, juntamente com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino, e a promotora do idoso, Iadia Gama.

A observação ao bem estar do idoso será prioridade na visita das três autoridades natalenses à Curitiba. O destaque fica para projetos desenvolvidos na capital do Paraná, como o Abrigo Modelo e Centro Dia. Na manhã seguinte, elas irão se juntar a Rosy de Souza em São Paulo, para conhecer outras iniciativas semelhantes desenvolvidas na capital paulista.

O Abrigo Modelo cuida de idosos em situação de risco. Já o Centro Dia é uma instituição que oferece assistência ao idoso que não tem o acompanhamento da família. Lá, além de participar de atividades lúdicas e receber atenção integral, o idoso tem direito a alimentação, acompanhamento de fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais.

O diferencial do centro é que ao final do dia o idoso volta para casa, o que os estimula através da interação social, sem a perda do vínculo familiar. “É importante conhecer novos projetos de assistência, principalmente os que estão sendo implementados com sucesso, e tentar executar em nossa cidade. Projeto como o Centro Dia, por exemplo, é de extrema importância tanto para o idoso, que ganha atenção profissional integrada, quanto para a família que não deixa de ter o prazer da companhia do ente querido”, explica a secretária adjunta de Assistência Social, Manuela Costa.

Amanhã, 30/04, a titular da Semtas, em companhia da secretária adjunta, da presidente do Conselho Municipal do Idoso e da promotora do idoso, estará visitando a Unidade de Saúde do bairro do Pari, zona leste de São Paulo, com o propósito de conhecer o serviço de assistência social ali prestado. A comitiva visitará ainda unidades da Casa Lar, que oferece residência participativa destinada a idosos que vivem sozinhos ou afastados do convívio familiar com renda insuficiente para sua sobrevivência. Trata-se de uma modalidade de atendimento que rompe com as práticas tutelares e assistencialistas, evitando a institucionalização de idosos com algum tipo de dependência, em situação de abandono, sem família ou impossibilitados de conviver com as mesmas, ou ainda idosos residentes em áreas de risco.

Atualmente a Semtas conta com projetos de assistência ao idoso, como o API - Conviver, que atende 53 grupos nas quatro zonas da cidade, tendo como principal objetivo promover ações de convivência e socialização, disponibilizando a esse segmento da sociedade técnicos para desenvolver atividades como artesanato, dança e música.

O API- Domiciliar oferece assistência 24 horas em casos mais urgentes, restabelecendo vínculos sociais e familiares, garantindo direitos básicos e auxiliando no encaminhamento à rede de proteção social. Paralelo a esses programas, a secretaria desenvolve ainda o SOS Idoso, um canal de recebimento de denúncias de maus tratos e violação de direitos do idoso. E ainda, emite, através do Setor de Benefícios, carteira de gratuidade no uso do transporte para idosos, conforme direitos assegurados no Estatuto do Idoso.

“Esse tipo de viagem é um estímulo para a criação de novos projetos, e ajustes ou adaptação em outros. Buscamos a excelência em nossas ações sociais porque sabemos que o cidadão
merece”, ressalta Rosy de Sousa.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389