Álvaro Dias recebe ministro do TST Emmanoel Pereira

Foto: Anderson Régis/ Redação: Secom

O prefeito Álvaro Dias recebeu no início da tarde desta quinta-feira (23), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira. Na ocasião, Álvaro Dias recebeu das mãos do ministro o convite de posse para a presidência do TST e confirmou presença. Emmanoel será o segundo potiguar a assumir a mais alta corte trabalhista do Brasil. O primeiro foi o ministro Francisco Fausto Paula de Medeiros.

O ministro Emmanoel Pereira foi eleito no dia 9 de dezembro em sessão extraordinária do Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho para presidir a Corte e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no biênio 2022-2024. A vice-presidente será a ministra Dora Maria da Costa, e o novo corregedor-geral será o ministro Caputo Bastos. A posse da nova direção se dará em sessão solene no dia 16 de fevereiro de 2022.

No encontro com Emmanoel Pereira, Álvaro Dias destacou a aprovação do novo Plano Diretor de Natal que, segundo o prefeito, dará um novo ordenamento arquitetônico à capital. Pela contabilidade do gestor, Natal perdeu 300 mil habitantes para Nova Parnamirim, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante nos últimos tempos. “As restrições eram grandes para quem queria construir na cidade, principalmente edifícios em Mãe Luiza e nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho. Natal agora vai se desenvolver”, afirmou Álvaro Dias.

Na ocasião, o ministro Emmanoel Pereira desejou ao prefeito uma ótima gestão e disse que o Tribunal Superior do Trabalho estava de portas abertas para a Prefeitura de Natal. O presidente eleito do TST nasceu em Natal e é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Emmanoel Pereira é ministro do TST, em vaga destinada à Advocacia, desde 30/12/2002. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como representante do Tribunal, e corregedor nacional de Justiça substituto, no biênio 2019-2021.

Atuou como vice-diretor e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Foi vice-presidente do TST e CSJT no biênio 2016-2018. Atualmente, compõem o colegiado do Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos, o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. No CNJ, preside as Comissões Permanentes de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e a de Solução Adequada de Conflitos e integra as Comissões Permanentes de Comunicação do Poder Judiciário e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Participaram, ainda, do encontro o secretário municipal de Governo, Johan Xavier; a vice-prefeita Aila Cortez; o secretário adjunto de Comunicação Social, Marcos Alexandre; o assessor da Prefeitura, Edvan Martins, e o advogado Erick Pereira.