Projeto Planta Natal coleta mais de cinco mil sementes em outubro


Projeto Planta Natal coleta mais de cinco mil sementes em outubro
Coleta das sementes foi feita na manhã desta sexta na ruas da cidade
Foto: Secom

Sementes de aroeira, catingueira, mulungu beira, pau brasil, angico, ipê amarelo e rosa, craibeira, pata de vaca e árvores frutíferas foram recolhidas pela equipe do projeto Planta Natal no mês de outubro na capital. Dados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) dão conta que no mês passado a coleta ultrapassou número superior a cinco mil sementes. Ainda em outubro, foram plantadas mais de mil mudas nas quatro regiões administrativas da cidade, e desde o início do projeto mais de seis mil mudas foram plantadas.  

 

A ação tem o objetivo de aproveitar o período de estiagem e preparar a terra, que receberá em 2022 o plantio dessas e de outras espécies para arborização de plantas nativas e complementação paisagística de praças, canteiros e jardins públicos do município.


Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Paisagismo da Semsur, Saulo Frederico Rosa Bezerra, há um acompanhamento das árvores e a consequente coleta das sementes de acordo com a floração de cada espécie. Hoje (05), por exemplo, a equipe da Semsur coletou sementes de acácia imperial e de ipê roxo, rosa e amarelo. A estimativa é de que tenham sido recolhidas aproximadamente três mil sementes.

 

A coleta faz parte do planejamento do Planta Natal visando dar condições de retroalimentar o Horto Municipal sem nenhum custo. O plantio é realizado de forma manual. A germinação é feita no berçário do Horto, com as sementes colocadas no próprio solo ou em sementeiras. Após germinar, as plântulas (nome dado ao processo antes de se tornar mudas) são transplantadas para o saquinho. Ao se tornarem mudas, quando atingem em torno de 1,20m de altura, recebem os cuidados necessários para evitar doenças, pragas e, em seguida, são plantadas por toda a cidade. É um processo lento que demora mais de um ano. 

 

Ao todo, 14 funcionários estão envolvidos no processo, que vai desde coordenar o plantio, evitar o ataque de pragas, e tratar quando adoecem, até promover a capacitação dos funcionários, acompanhar o desenvolvimento das mudas, orientar a quebra da dormência das sementes e o manejo adequado das mesmas, que só podem ser retiradas das árvores após a maturação, sempre visando as condições ideais de coleta e o bem-estar das mudas para um desenvolvimento saudável. O Horto Municipal está localizado na rua Cantagalo, 2497, bairro Potengi, na Zona Norte da capital. 

 

A arborização do município é determinante para a melhora da qualidade do ar e do clima de Natal, afora a questão estética. A expectativa é captar pelo menos cem mil sementes durante o ano. A ação de coleta é determinante para o sucesso do projeto em 2022.


O projeto é realizado pelas equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Comunicação Social (Secom), Urbana, coordenado pela Secretaria Executiva e tem o apoio de toda a população. As secretarias envolvidas recomendam que a população plante em suas residências sementes e caroços de frutas contribuindo para o plantio de mudas que acontece todas as terças e quintas-feiras. As árvores frutíferas estão sendo plantadas nas escolas municipais.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389