Gestores das escolas municipais se reúnem para tratar da merenda escolar

Encontro ocorreu no Cemure e abordou temas como aquisição e prestação de contas
Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu na tarde desta quarta-feira (20), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), os diretores administrativos-financeiros das 146 unidades de ensino. O encontro presencial coordenado pela equipe do secretário adjunto de Gestão Escolar tratou da merenda escolar.

O encontro destacou o processo para aquisição dos gêneros alimentícios, como a chamada pública, pedido emergencial, pagamentos e prestação de contas.  “Essa reunião tem como marco atender um anseio antigo dos gestores, que é exatamente saber como proceder em relação à alimentação escolar, tanto no que tange à contratação, mas sobretudo a execução do programa, pagamento e prestação de contas em função dessa situação atípica que estamos vivendo decorrente da pandemia”, destacou o secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Victor Barra.

O adjunto da SME adiantou que no dia 03 de novembro, no Cemure, ocorrerá uma reunião exclusiva dos técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com os gestores da Rede.

“Pensamos nessa reunião já há algum tempo no desejo de tranquilizá-los, de dizer que estamos aqui para garantir que o cardápio seja cumprido, que as escolas possam fornecer a merenda de forma adequada e que estamos juntos para dar todo o suporte e serenidade, fazendo a retomada de como se encontra a situação da merenda atualmente e quais são as perspectivas que se tem um pouco mais para frente”, destacou a chefe do Setor de Alimentação Escolar, Milena Fabrini de Paiva.

As representantes do Setor de Prestação de Contas, do Departamento de Finanças, Mariana Carrilho e Renata Queiroz, explicaram os documentos necessários para aquisição da merenda como ofício, atas de adesão, pesquisas de preços, comprovante de compras, modelo de prestação de contas, relação de pagamentos efetuados e nota fiscal. “A função que a SME tem como objetivo desse programa é a alimentação do aluno. Temos que cumprir o cardápio nutricional, por isso a necessidade da prestação detalhada das contas”, afirmou Renata Queiroz.

Quem também contribuiu para a reunião dos gestores administrativos foi a diretora do DGE, Wanessa Cristina Rodrigues. Ela reforçou que os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, são parcelas encaminhadas à SME-Natal, que faz a descentralização do provimento repassando para as escolas, mas o gerenciamento desse recurso é total da Secretaria.

“A alimentação precisa ser entregue para o aluno de forma igualitária, com a necessidade de cumprir o cardápio. Se existe uma escola que está precisando de menos recursos, que outra escola, a SME-Natal vai verificar e por isso que está sendo feito todo esse trabalho, unidade de ensino que precisa de mais recursos, ela vai ter, mas aquela outra que precisa de pouco, terá menos” explicou.