Equipe que representará Natal na Superliga de Vôlei conta com apoio da Prefeitura

Equipe foi apresentada na noite desta terça-feira em Natal
Foto: Divulgação/ Redação: Secom

A capital potiguar passa a ter um representante oficial na Superliga Masculina de Voleibol. A equipe de Vôlei Funvic Educacion Natal apresentada oficialmente nesta terça-feira (19) estreia na competição, no próximo domingo (24), no ginásio Nélio Dias, contra o Goiás Vôlei, às 21h30. A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Natal.

Com os jogos sendo transmitidos para todo Brasil através do canal por assinatura Sportv, a cidade de Natal estará em evidência, estimulando o turismo local. A Funvic é considerada uma das maiores equipes do vôlei masculino dos últimos anos. Após o bicampeonato da Superliga Nacional na temporada 2020/2021, a equipe se mudou de Taubaté (SP) para Natal, fato comum, por exemplo, no Basquete e no Futebol Americano.

“Vamos estar dando visibilidade a Natal, entrando em lares de todo o Brasil e até do mundo com as transmissões de televisão. Esse tipo de ação é importante para a divulgação turística, principalmente nesse momento de retomada das viagens. Natal só tem a ganhar”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

Desde 2014, a Funvic tem se destacado no cenário  nacional. São nada menos que 14 grandes títulos, com destaque para duas Superligas, duas Copa do Brasil, duas Supercopas e um Troféu Viva Vôlei. Quando a sede do time era São Paulo, foram seis títulos paulistas, o principal torneio regional do país. Com um grupo renovado, o clube quer ampliar essa lista.

O comando do time está nas mãos do experiente técnico argentino Carlos Weber. O treinador afirma que a presença do clube em Natal pode ajudar o esporte da cidade, estimulando os jovens para a prática do voleibol. “Mudanças como esta resultam em uma readaptação natural. Precisamos fortalecer toda a estrutura e trabalhar para incentivar o desenvolvimento do vôlei na região. Contamos com o apoio da calorosa torcida para isso”, explica.

Ginásio Nélio Dias

O ginásio Nélio Dias, que irá sediar as partidas da equipe do Funvic, recebeu um grande investimento da Prefeitura de Natal. O local, que atendeu emergencialmente a população utilizado como um dos Centros Covid, tem capacidade para 9.000 pessoas sentadas, com amplo espaço de estacionamento.

A reforma investiu principalmente em uma estrutura completa de combate a incêndios - incluindo hidrantes na área de arquibancadas, sistema de extintores, portões e pinturas externas, além do cercamento do local com grades, melhorando a proteção e minimizando o risco de vandalismo.

O investimento da gestão municipal foi de pouco mais de R$ 1 milhão e abre espaço para receber grandes eventos esportivos como a Superliga de Vôlei. O Nélio Dias já recebeu jogos da seleção brasileira de vôlei, da equipe de basquete do Flamengo e até um evento internacional do UFC.

História equipe

O time de vôlei da FUNVIC, hoje reconhecido em todo o país, iniciou em 2004 representando a cidade de Pindamonhangaba (SP), onde conquistou diversos títulos e tornou-se um dos melhores da modalidade regional. Em 2008 passou a contar com a parceria da Cidade de Cuiabá e na temporada 2009/2010 disputou pela primeira vez a Superliga Nacional. Depois desta competição, em 2011, os jogadores retornaram para Pindamonhangaba, cidade sede da Fundação Universitária Vida Cristã, e participaram do Campeonato Paulista de Vôlei. Nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013 surgiu como uma das novidades da Superliga Nacional.

Em 2013 passou a representar a cidade de Taubaté, por meio de uma parceria com a Prefeitura da cidade paulista, onde passou por uma grande reformulação e fez importantes contratações. Em 2014 foi o melhor do estado com vários títulos. Em 2015 conquistou a Copa Brasil e a Copa São Paulo e em 2016 chegou ao Tricampeonato Paulista, vice-campeonato Sul-Americano, sendo que no ano seguinte alcançou o vice-campeonato da Superliga. Em 2018 tornou-se pentacampeã paulista. E em 2019 consagrou-se como a melhor equipe de voleibol do Brasil, conquistando a Superliga Nacional 2018/2019, feito que seria repetido em  2020/2021.

Principais títulos
Nacionais