Semurb interdita festa irregular e bar improvisado em área pública na zona Oeste no fim de semana

Festa foi interditada por não obedecer às condicionantes previstas na Licença
Foto: Divulgação/Semurb

Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) interditaram nesse fim de semana, uma festa irregular no bairro de Cidade Nova, e um bar improvisado instalado irregularmente em área pública, no bairro do Planalto, ambas as infrações ocorreram no último sábado (16), na zona Oeste da cidade.  As ações contaram com o apoio do grupamento de ações ambientais da Guarda Municipal (GAAM).

A festa que estava prevista para acontecer na rua São Geraldo, em Cidade Nova, foi interditada por não obedecer as condicionantes previstas na Licença de Uso do Espaço Público (LUEP) expedida pela Semurb.  Já o bar improvisado, era um espetinho que estava ocupando área pública com mesas, cadeiras e tenda, além de promover música ao vivo, segundo informações do supervisor de fiscalização do plantão, Gustavo Szilagyi.

O evento estava previsto para às 20h com encerramento às 1h e público estimado de cerca de 200 pessoas. No entanto, ao chegar ao local a fiscalização foi informada que a festa só começaria às 00h e terminaria pela manhã. Ainda de acordo Szilagyi, o responsável pela festa foi intimado a suspender imediatamente o evento, uma vez que não cumpriu a condições para que ele pudesse acontecer.

"Os descumprimentos foram o fechamento da rua, a cobrança de ingresso para o evento, desrespeito ao horário previsto na autorização para início e término e também a montagem de estrutura metálica com palco, iluminação e tenda, que necessitavam de uma ART de um profissional habilitado e autorização do Corpo de Bombeiros e que apresentavam condições duvidosas quanto à segurança", disse Szilagyi, .

Além disso, a fiscalização flagrou o furto de energia elétrica para alimentação da estrutura do placo. " Encontramos um gato ligado diretamente a um poste de energia de uma escola pública da localidade", acrescenta o supervisor.

Já o bar improvisado em área pública fica na rua Paracati, no Planalto, e foi alvo de denúncias de poluição sonora. " Ao chegar ao local as equipes constataram a infração de ocupação de área pública com mesas, cadeiras, tendas e também a promoção de música ao vivo. Foi feita a interdição imediata da atividade", finaliza.

Denúncias de casos de poluição sonora podem ser feitas pela população no canal 24h do Ciosp, no número 190 nos fins de semana e feriados. Já de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.