Formação de Inglês aborda a contribuição da filosofia para a educação na modernidade

Programação falou sobre ferramentas pedagógicas e tecnológicas, identificando novas propostas relacionadas à disciplina
Foto: SME

Dando continuidade ao processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Natal, dessa vez o encontro virtual reuniu os docentes da disciplina de Inglês, na quinta-feira (14). A oitava FormEnglish contou com a palestra do convidado especial, o professor doutor Antônio André Alves, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que abordou o tema “A contribuição da filosofia para a educação na modernidade”.

A formação iniciou com a palavra da assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria da Conceição L. Vieira, que comentou sobre as temáticas já discutidas na programação como ferramentas pedagógicas e tecnológicas, identificando novas propostas relacionadas à disciplina. “A formação tem essa tendência de trazer algo inusitado, algo diferente, novas propostas, novas abordagens e os participantes estando discutindo nesse processo do trabalho de forma diferenciada, trazendo assim, a contribuição da filosofia para a educação na modernidade com o professor doutor Antônio André”, pontuou Vieira.

O professor Antônio André discutiu a filosofia a partir de várias vertentes, utilizando autores desde a história da Grécia e Roma Antiga, até a contemporaneidade com nomes como Platão, Sócrates, Plutarco, Goethe, Marshall Berman, Ludwig Wittgenstein, entre outros que foram citados pelo professor. “Um filósofo canadense chamado Thomas De Ikonik nos diz que a verdadeira tradição jamais foi a da transição de um saber pronto. As grandes civilizações se caracterizaram sim por uma tradição, com aquela transmissão de um saber pronto e o saber pronto é um receituário que se segue e é feliz, mas não se pergunta o porquê. Então, a verdadeira transmissão do saber é aquela que possibilita esse espanto fundador, aquele famoso “Eureka” ou seja: achei,” disse.

Durante a formação, o professor também exemplificou como a verdadeira filosofia age na educação, porque o professor se vê diante de estudantes e muitas vezes até pode pensar que aqueles alunos são aquelas chamadas folhas em branco que se vão depositando conhecimentos. “Não é bem assim, cada um de nós traz uma história rica que vai aperfeiçoando, que vai aprendendo, que vai formando. Nós não somos folhas em branco, mas um professor precisa se lembrar dessa missão do diálogo de Platão diante da admiração de um sacerdote egípcio: Vocês gregos, são sempre crianças. Um grego nunca é velho, vocês são sempre jovens pela alma”, analisou Antônio André.