Professores de Artes participam de encontro formativo no Parque das Dunas


Professores de Artes participam de encontro formativo no Parque das Dunas
Vivência faz parte das atividades da Formação Docente Continuada de Artes
Foto: Adeilza Gomes/SME

Os professores de Artes da Rede Municipal participaram de um encontro formativo presencial no Parque das Dunas com o tema “Caminhando meninamente entre artes e filosofia”, conduzido pelo pesquisador e professor doutor Walter Omar Kohan, do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ) em parceria com o Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender (PPGED/UFRN), sob coordenação da professora doutora Karyne Dias Coutinho. A caminhada foi realizada no último sábado (09).  

 
O grupo de 44 caminhantes ainda se incorporou aos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Corporeidade (IFESP) e do Grupo de Pesquisa Arte e Infâncias (NEI-Cap/UFRN). A vivência faz parte das atividades da Formação Docente Continuada de Artes (FormARTES), da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

 
Na ocasião, o professor Walter Kohan convidou cada educador para um resgate afetivo e consciente da meninice ao prestar atenção no ato de caminhar pelo parque. O filósofo propôs que nessa escuta sensível, ao perceber a si na relação com o outrem, incluindo a flora e fauna do parque, acolher o turbilhão de ideias e perguntas iniciais emergentes.


Segundo a assessora pedagógica da SME, professora Adeilza Gomes, com essa orientação para o exercício da caminhada, professoras e professores partiram em diferentes direções, percorrendo a área central do parque, por um período de uma hora. “No retorno do coletivo, ao ponto inicial do círculo de conversa, sob a sombra das árvores, aconteceu a socialização das perguntas geradoras de outras indagações pelos caminhantes. Muitas foram as inquietações e questões filosóficas oralmente proferidas ligadas aos procedimentos de educar”, explicou a professora.  


Para o pesquisador Walter Kohan, a atividade traz o sentimento de tempo que se aprende na infância, e é absolutamente essencial para educar, a qualquer época, pessoas de qualquer idade. “A intenção para caminhar passa pelo desejo de sair do lugar, de andar e não ficar quieto, é importante para caminhar não antecipar o destino da caminhada", definiu o professor Walter Kohan.
 
A Secretaria Municipal de Educação de Natal foi representada pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, pela diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Noélia Barbosa, a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, professora Daniele Lacerda e as assessoras pedagógicas da equipe de Artes, professoras Adeilza Gomes da Silva Bezerra e Márcia Betânia Alves da Silva.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389