Semurb se reúne com a SMS para discutir calendário do projeto qualidade de vida do servidor

Foto: Divulgação/Semurb

A coordenação do  projeto "Bem Viver: bem-estar social e qualidade de vida do servidor" da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)  esteve reunida na manhã desta quinta-feira (07), com a secretaria municipal de Saúde (SMS), parceira do projeto, para traçar ações visando o último trimestre deste ano, alusivas ao Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho.  E para traçar as metas para 2022 em relação ao calendário de atenção básica preconizado pelo Ministério da Saúde.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações e práticas integrativas para melhorar o ambiente de trabalho, a qualidade de vida e a saúde dos servidores da Semurb. E com isso gerar diversos impactos significativos no rendimento e no ambiente de trabalho, pois auxilia os colaboradores a se cuidar mais e a ter mais consciência sobre sua saúde física e mental.

Participaram da reunião a coordenadora do projeto, Juliana Vieira, a chefe  do Setor de Promoção a Saúde da SMS, Virgínia Medeiros. E ainda a terapeuta holística, Liene Medeiros, a técnica em  enfermagem, Marineide Nunes, a pedagoga Mariza Rejane Alvares e a estagiária de serviço social, Anny Beatriz Marques, integrantes do projeto Bem-Viver.

Segundo Juliana Vieira na reunião foi discutido o planejamento anual para trazer aos servidores mais ações integradas com o calendário de atenção básica da Saúde, "uma vez que muitos servidores não vão ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, seja por falta de tempo ou de cuidado com a própria saúde", comenta.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, " agora no outubro rosa, por exemplo, vamos promover uma palestra para as servidoras com a médica ginecologista, Elvira Mafaldo, sobre o câncer de mama e no novembro azul também traremos a temática de saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata para os servidores com médico urologista ", acrescenta.

Entre outras ações previstas até o fim do ano estão campanhas de vacinação, palestras e orientações sobre  prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) - HIV, Sífilis e Hepatites.

Entre as ações já realizadas pelo projeto estão palestras e lives sobre temáticas voltadas a saúde e bem-estar, práticas integrativas coletivas como a terapia de grupo, meditação, dança circular, relaxamento. E as individuais como  aromoterapia, acupuntura, auriculoterapia, reik, reflexologia, ventosaterapia e florais.