Prefeitura divulga resultado da seleção dos artesãos para participar do Projeto Natal Original


Prefeitura divulga resultado da seleção dos artesãos para participar do Projeto Natal Original
Vagas são oferecidas para loja Natal Original e para o entorno da Árvore do Mirassol
Foto: Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Cultura (Secult), divulgou nesta quinta-feira (07), o resultado da seleção dos artesãos para participar do Projeto Natal Original, na Árvore de Mirassol (Espaço Cultural Marilene Dantas) e para exposição no seu entorno.

De acordo com a portaria nº 147/2021, o processo seletivo beneficiou 118 artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associação de artesanato e empresas artístico-culturais da região metropolitana. Dessas vagas, 50 foram preenchidas para permanência na Loja Natal Original e 68 foram destinadas à exposição no entorno da árvore de Mirassol, esta última sendo durante o período natalino. Os artistas potiguares selecionados terão preferência nas feiras que o Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes) vinculado à Semtas pretende fazer em outros períodos do ano. 

Esse processo de retomada após um ano de pausa por causa da pandemia da Covid-19, faz parte da determinação do prefeito Álvaro Dias de impulsionar o artesanato potiguar com foco em buscar a melhoria integral do segmento e aquecer o turismo mediante exposições de arte e cultura. “A Prefeitura prioriza com essa revitalização o artesanato local e ajuda a desenvolver a comercialização de produtos artesanais, rico em cultura e histórias do povo potiguar, agregando valor e estabelecendo oportunidades e desenvolvimento da economia solidária, criando e elevando os patamares de qualidade visual, cultural e mercadológica desses produtos, não apenas para os turistas, mas para os moradores locais. Estamos trabalhando para modernizar e transformar Natal numa cidade acolhedora e convidativa”, afirma.

Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, estes artesãos terão seus produtos potencializados e suas vendas impulsionadas, melhorando suas condições socioeconômicas, através da parceria com o projeto Lugares de Charme. “A Semtas incluiu a loja Natal Original e seu entorno nos roteiros turísticos da capital potiguar. Estamos repaginando a loja Natal Original e ressignificando as peças dos artesãos ao criar uma identidade cultural. Teremos nas festividades de fim de ano mais um destino para os que visitam o município e o próprio natalense. Nosso objetivo é dar voz aos nossos artesãos e expandir a cultura durante o ano inteiro”, comemora.

A loja Natal Original tem um espaço com localização privilegiada em uma das principais entradas de Natal, com estrutura disponível para realização de eventos artístico-culturais na cidade. Atualmente, recebe maior fluxo de visitas no final do ano, devido às atividades do “Natal em Natal” e da decoração da maior árvore de Natal da cidade.
 

Lugares de Charme

O projeto Lugares de Charme é idealizado pela designer social Cris Ribeiro, que visa o resgate da identidade cultural através do artesanato local, como forma de conhecimento sobre sua essência e a história. A parceria com a Prefeitura irá capacitar estes artesãos selecionados em como atender melhor os clientes, conhecer mais ferramentas práticas sobre gestão financeira e auxiliar o cálculo dos preços dos produtos, além de como vender mais e utilizar os canais e plataformas digitais para aumentar o relacionamento com o cliente e as vendas online e offline.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389