Escolas municipais em aulas presenciais recebem reforço da Guarda na segurança 


Escolas municipais em aulas presenciais recebem reforço da Guarda na segurança 
Patrulhamento das escolas municipais é feito 24 horas por dia
Foto: Semdes

A volta às aulas presenciais nas escolas municipais de Natal conta com reforço na segurança realizada pela Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN). O grupamento criado para atuar diretamente no patrulhamento preventivo das 146 unidades de ensino sob a gestão da Prefeitura, ampliou o número de rondas com visitação diária de todas as escolas municipais. 

 
O serviço realizado pelos guardas municipais age 24h protegendo e patrulhando os três turnos de aulas que compreendem a manhã, tarde e noite. Nesse último caso, nas unidades pedagógicas que possuem o ensino direcionado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que funcionam no período noturno. Porém, mesmo quando os prédios não estão em funcionamento, os guardas atuam no patrulhamento constante no intuito de inibir ações delituosas, principalmente arrombamentos e furtos. 

 
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, pontuou o trabalho realizado pelo Rope/GMN como de vital importância para a segurança de toda a comunidade escolar, como também para manter o patrimônio público do município preservado.  

 
“A volta das aulas presenciais trouxe a necessidade de fazer um patrulhamento mais aproximado e intenso, pois a circulação de pessoas nas escolas requer segurança para que professores e alunos possam desenvolver o ensino e o aprendizado em paz”, comentou a secretária. 

 
O coordenador do Rope/GMN, Manoel Menezes, explicou que o Rope conta com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo. “Todas as escolas municipais são patrulhadas e os diretores têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências”, disse. 

 
Além do patrulhamento preventivo, o Rope atua no planejamento da segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, tem as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389